17/06/16 - 11:15:43

Governo de Sergipe aumenta matrícula da rede estadual (Foto: Divulgação)

 

Realizado com sucesso em todas as escolas da rede estadual, matrícula online apresentou ótimos resultados

Ao assumir o cargo de secretário de Estado da Educação em janeiro de 2015, o professor Jorge Carvalho do Nascimento, alinhado ao compromisso do Governo Jackson Barreto em promover uma educação pública de qualidade, determinou à Coordenadoria de Informática (Codin) da SEED que desenvolvesse um sistema para possibilitar que o processo de matrículas dos estudantes da rede pública fosse feito exclusivamente de forma online.

Essa medida objetivou sobretudo e prioritariamente acabar com o sofrimento de pais e mães de estudantes que durante o período de matrícula escolar tinham que aguardar por horas em longas filas, e até dormir na porta da escola, para garantir uma vaga na rede pública estadual.

Durante oito meses técnicos da Secretaria de Estado da Educação se debruçaram sobre o projeto, conheceram experiências realizadas em outros estados, e em dezembro de 2015 o Portal da Matrícula Online foi apresentado à sociedade sergipana pelo governador Jackson Barreto e pelo secretário Jorge Carvalho.

Inicialmente alvo de críticas, o Portal deu início a uma nova realidade na realização do processo de matrículas, e os números registrados pelo sistema comprovam o sucesso e a eficácia dessa ferramenta.

“Juntamente com as ações do Planejamento Estratégico da SEED (2015-2018) executadas para reestruturar a rede estadual de ensino, o Portal da Matrícula possibilitou um aumento considerável no número de matriculados nas escolas estaduais em 2016, garantindo vagas para 178.180 estudantes”, afirma o secretário de Educação.

Inversão

Com cerca de 300 mil estudantes matriculas no ano 2000, durante 15 anos seguidos o estado de Sergipe viu declinar consideravelmente esse número, chegando a marca de 166 mil matrículas em 2015.

“Diante desse quadro, o governador determinou que nós da SEED agíssemos para reverter essa realidade e para que a escola pública estadual voltasse a ser procurada pela sociedade sergipana, tendo em vista a qualidade de ensino ofertada aos estudantes nas escolas da rede”, explica o secretário Jorge Carvalho.

Investimentos

Aplicando recursos do tesouro estadual e utilizando verbas proveniente de contratos com o governo federal, a gestão do governador Jackson Barreto entregou à população sergipana no ano passado 28 escolas totalmente reformadas e ampliadas.

Apenas nos seis primeiros meses deste ano outras oito unidades escolares já foram reinauguradas e proporcionam conforto aos estudantes e maior qualidade para uma efetiva concretização do processo de ensino e de aprendizagem, sendo que mais 30 escolas ainda terão as suas obras de reforma inauguradas em 2016.

“Tudo isso é resultado de um esforço coletivo empreendido pelo governo de Sergipe na área da educação pública, e demonstra que estamos avançando no caminho certa para prover aos estudantes sergipanos uma educação cada vez melhor. Esses são alguns dos motivos pelos quais tem crescido a procura pelos colégios estaduais”, explica a superintende executiva da SEED, Marieta Barbosa.

Praticidade

Embora em 2016 tenha comprovadamente registrado uma demanda superior por vagas no comparativo com o ano letivo anterior, a Secretaria de Estado da Educação, responsável por gerenciar a rede estadual de ensino, não registrou este ano, assim como a imprensa sergipana também não, as enormes filas que se formavam nas calçadas dos grandes colégios estaduais, tanto na capital quanto no interior.

Para os estudantes que desejaram continuar na mesma unidade de ensino da rede onde estudaram em 2015, o Portal da Matricula Online realizou automaticamente o procedimento, evitando que os pais precisassem ir até o colégio efetuar repetidamente o mesmo procedimento.

No município de Estância por exemplo, na maior escola da cidade, o Colégio Estadual Gumercindo Bessa, tão logo foi aberto o período de matrículas, aproximadamente 750 foram confirmadas automaticamente pelo novo sistema.

“O Portal da Matrícula facilita e muito, e posso afirmar que todas as pessoas que nos procuraram para realizar o processo saíram daqui com o procedimento concluído”, ressalta a diretora do Colégio Gumercindo Bessa, Sidlene da Conceição Ferreira Lima.

Essa moderna ferramenta permitiu aos pais e responsáveis legais efetuarem a matrícula de forma virtual, por meio de computadores, tablets ou celulares – bastando apenas estar conectados à internet, em casa ou em qualquer outro local.

“E para as pessoas que não têm acesso a esses recursos, a Seed disponibiliza a estrutura física das 355 unidades de ensino da rede, colocando à disposição computadores e servidores para orientar o processo de matrícula”, afirma o diretor da Codin/SEED, Everton Siqueira.

Inclusão social

O Portal da Matrícula Online foi responsável também pela eliminação da reserva de vagas nas escolas que apresentavam as maiores demandas. Mesmo sendo uma pratica proibida por lei e vedada pela SEED, era possível, com o antigo processo de matrícula, constatar que pessoas agiam para favorecer e facilitar a inclusão de uns estudantes em detrimento de outros no cadastramento das turmas.

“Com este novo mecanismo de matrícula tratamos de forma igualitária todos os estudantes que desejam se matricular na rede estadual, pois o Portal da Matrícula Online foi planejamento para que todos tenham as mesmas condições de acesso às escolas públicas estaduais”, ressalta Jorge Carvalho.

Everton Siqueira afirmou também que a SEED adotou as providencias necessários para que tudo ocorresse a contento, “e graças ao empenho dos servidores, professores e equipes diretivas, posso afirmar categoricamente que a matrícula online em Sergipe é um caso de sucesso”, declara o diretor da Codin.

Professores

Com aumento no número de estudantes, aumentou também a quantidade de novas turmas nas escolas estaduais e, por conseguinte, isso demandou a contratação de novos profissionais para a carreira do magistério estadual.

“O último concurso para provimento de vagas no magistério estadual foi realizado em 2012, e previa a contratação de 1.600 profissionais. Mesmo tendo sua validade expirado no último dia 5 de junho, por meio deste concurso o Governo contratou 3.200 profissionais, sendo 600 apenas este ano”, salientou o secretário.

Pais de alunos também relataram que as novas contratações os estimulam a matricular seus filhos na escola pública, “visto que é um pessoal novo e igualmente motivados a repassarem conhecimentos”, diz José Guimarães Filho que migrou seu filho da escola particular para o Colégio Estadual Tobias Barreto.

Permanente

O Portal da Matrícula Online está disponível durante todo ano, e objetivando auxiliar ainda mais os alunos e seus responsáveis legais, a Seed disponibiliza um chat virtual (atendimento feito de forma online por profissional capacitado), para esclarecer quaisquer informações que se façam necessárias.

Assessoria de Comunicação da SEED