17/06/16 - 11:53:40

Segurança é tema de reunião entre secretário e lideranças (Foto ascom)

Na manhã desta quinta-feira, 16, lideranças comunitárias dos bairros Aruanda e Coroa do Meio participaram de uma reunião com o secretário de Segurança Pública, João Batista Santos Junior; com o comandante da Polícia Militar, coronel Marcony Cabral; e o delegado geral, Alessandro Vieira.

A temática da reunião foi a segurança pública nos referidos bairros e os mecanismos que podem ser utilizados para levar mais segurança às comunidades. Um dos pontos questionados, foi a existência de alguns “arrastões” em condomínios localizados na zona de expansão. “A informação é nova, é necessário primeiramente a abertura desse diálogo da população com as instituições para que possamos traçar estratégias. O fato de as pessoas não prestarem Boletins de Ocorrência (B.O), dificulta o desempenho dos operadores de segurança pública”, destaca João Batista.

Ainda segundo o secretário, o registro de B.O’s permite que sejam gerados dados estatísticos sobre a criminalidade em todo o Estado. Informações sobre horários do cometimento de delitos, características dos suspeitos, modus operandi, tipos de crimes recorrentes em cada localidade, etc. “Todas essas informações agrupadas, nos permitem o uso inteligente das ferramentas, através dos dados estatísticos. Como por exemplo, alocação de viaturas em locais e horários cruciais. Apesar da deficiência em efetivo, podemos utilizar os recursos que dispomos estrategicamente para que a população seja atendida na demanda por mais segurança”, esclarece o secretário.

A líder comunitária Karina Drumond comentou sobre a mudança do modus operandi dos criminosos. “Anteriormente eram apenas furtos, hoje em dia estão mais violentos, colocam arma na cabeça de idosos, jovens, não há mais critério, não precisamos reagir para sermos agredidos”, comenta.

O comandante da PM, Marcony Cabral enfatiza que está sendo realizado um fortalecimento das companhias e batalhões de área, citando como exemplo o município de Barra dos Coqueiros que reduziu os índices de criminalidade na região, principalmente os números de homicídio a quase zero.

Como resultado, tanto o delegado geral, Alessandro Vieira, quanto o secretário, reforçaram o estreitamento do diálogo entre comunidade e gestores públicos para que os sergipanos tenham uma segurança pública mais estratégica.

Fonte e foto: Ascom SSP