17/06/16 - 14:27:35

Problemas da timidez: até que ponto pode prejudicar na vida pessoal (Foto ascom)

Quem não conhece aquele amigo que só de falar já fica com o rosto vermelho, ou aquele outro que chega até a gaguejar? A timidez pode se definida como o desconforto e a inibição de interação pessoal que podem vir a interferir na realização dos objetivos pessoais e profissionais de quem sofre. Os ambientes podem ser diversos, seja diante de figuras de autoridade, dentro da família, falar em grupo e com estranhos.

De acordo com a psicóloga do Hapvida, Carla Cristini Oliveira¸ uma pessoa  tímida é geralmente ansiosa. Com isso, ela tem dificuldade em aproveitar as chances que surgem durante a vida, pois não se sente segura, sua  auto estima é  baixa, está  sempre preocupada com o “olhar” dos  outros e acaba se fechando em si mesma, com receio de se expor.

Para que se explique a origem de tanto desconforto, a especialista acrescenta que é necessário investigar a história de vida da pessoa, saber questões  subjetivas, como suas perdas, situações  familiares e afetivas. Somente depois se pode traçar  uma linha de possíveis  causas do acanhamento.

É importante que as pessoas que sofrem com timidez busquem formas de contornar o problema para que ele não se expanda. Algumas pessoas podem generalizar os acontecimentos e incômodos ao ponto de desenvolver timidez incapacitante e transtornos de ansiedade como a fobia social e ataques de pânico.

“Em alguns casos é  necessário  fazer terapia. A timidez  acaba deixando a pessoa paralisada diante da vida. Para superar precisa rever muita  coisa  passada, mudar suas  atitudes, se sentir motivada a encarar as mudanças. É  um processo  gradativo e de persistência”, explica Carla Cristini.

As principais dicas para quem está buscando a superação desse problema:

  1. Compreender a sua timidez;
  2. Transforme a auto-consciência em auto-conhecimento;
  3. Conheça os seus pontos fortes;
  4. Reforçar a sua auto-imagem;

D COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA