17/06/16 - 07:58:36

PMA participa de Simpósio sobre Odontologia Hospitalar (Foto assessoria)

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) está presente no 1º Simpósio de Odontologia Hospitalar que acontece até o próximo sábado, 18, no Quality Hotel,  promovido pela Liga Acadêmica de Odontologia, Hospital de Cirurgia, Sociedade de Terapia Intensiva de Sergipe e Serviço de Odontologia Dr. João Garcez. O evento tem a proposta de trazer uma abordagem multiprofissional sobre odontologia hospitalar. Na manhã desta quinta-feira, 16, o coordenador do Programa Municipal de Saúde Bucal, José Guimarães Neto, participou da solenidade de abertura representando a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Segundo o coordenador, a participação de profissionais da SMS nesses eventos contribui de forma direta para o melhor atendimento à população. “Nossos profissionais estão sempre buscando estar atualizados e esse evento é mais uma oportunidade para isso. Entendemos que odontologia hospitalar é um assunto muito importante para discutirmos. Muitos dos usuários que chegam às Unidades de Saúde da Família (USF) necessitam de um atendimento muito mais clínico do que estético e por isso precisamos estar com nossos profissionais cada vez mais capacitados para o serviço”, destacou José Neto.

O coordenador geral do evento, Dr. José Augusto Santos, ressaltou que o tratamento bucal hospitalar envolve profissionais das mais diversas áreas de saúde e, por essa razão, a abordagem multiprofissional se torna extremamente importante. “Precisamos tratar o paciente de forma integral. Cada profissional deve desempenhar suas funções, mas não de forma isolada porque só assim teremos uma melhora na assistência, na recuperação e no tempo de internação dos pacientes. A boca é tão importante como qualquer outro órgão, é a porta de entrada para infecções que podem afetar o funcionamento do restante do organismo”, destacou.

Para o estudante do 9º período do curso de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Franklin França, a participação dele no evento agrega valor a sua graduação. “Nós buscamos avançar nos conhecimentos através de eventos como estes que revelam a Odontologia não apenas na sua área estética, mas na sua área clínica, voltada ao paciente crítico. Desta forma, ampliamos o olhar no acompanhamento dos assistidos. Esse é meu papel enquanto odontólogo e participante da Liga Acadêmica de Odontologia , promover a atualização dos profissionais”, pontuou.

Fonte assessoria