Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Polícia Militar reforça policiamento no Centro da capital (Foto Marcelle Cristinne)

1784f6

Medidas como a criação de uma base de monitoramento, uma base móvel e acréscimo de 30 policiais foram tomadas para garantir a segurança da população

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Segurança Pública, reforçou a segurança no Centro Comercial de Aracaju no mês de junho por meio de bases estratégicas e aumento de contingente policial. A medida foi tomada por causa do aumento significativo do número de pessoas no Centro, tanto durante o dia, quanto à noite, devido às festas juninas que acontecem na região e do aumento de turistas na capital.

Segundo o comandante do Policiamento Militar de Aracaju, tenente-coronel Vivaldy Cabral, o aumento do número de policiais no Centro Comercial teve início na segunda-feira, dia 13, e continuará até o dia 30 deste mês. Uma operação estratégica foi montada com divisões significativas do contingente máximo de policiais em várias áreas da localidade. Segundo o coronel Vivaldi, uma base de monitoramento foi montada no calçadão da João Pessoa, um dos locais de maior fluxo na região comercial.

“Nesta época, o número de roubos, furtos e arrombamentos de veículos e lojas crescem significantemente, então aumentamos o reforço, dando uma maior visibilidade com uma base de monitoramento que foi colocada no calçadão”, salienta o coronel Vivaldi.

Além disso, uma base móvel foi montada no terminal rodoviário Governador Luiz Garcia (Rodoviária Velha) e o contingente de policiais para fazer o policiamento a pé teve um acréscimo de 30 militares.

A Polícia Militar também conta com um micro-ônibus no Calçadão da Rua Laranjeiras, que servirá como local para a condução de pessoas apreendidas, onde serão efetuados os trâmites de acordo com a Lei.

Dicas de Segurança

A Secretaria de Segurança Pública ressalta alguns cuidados que a população deve ter em relação aos delitos que costumam ser praticados nessa época do ano (roubos, furtos e golpes), principalmente nas áreas comerciais, e que é recomendável evitar carregar senhas de banco junto com cartões magnéticos e, no caso de idosos, só aceitar ajuda de pessoas de confiança para utilizar os caixas eletrônicos. O alerta também serve para os comerciantes, que devem ficar atentos para não receberem cédulas falsas.

Confira mais dicas de segurança:

Nas ruas

  1. Previna-se contra a ação de marginais não ostentando objetos de valor como relógios, pulseiras e outras jóias;
  2. Evite passar em ruas ou praças mal iluminadas;
  3. Não saia com grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito, se não houver necessidade;
  4. Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos. Separe pequenas quantias para pagar passagem, café, carnês etc;

Nos bancos

  1. Evite conversar com pessoas estranhas dentro ou fora do banco;
  2. Ao sair do banco, olhe bem para todos os lados para ter certeza de que não está sendo seguido;
  3. Nunca aceite ajuda de estranhos ao utilizar caixas eletrônicos. Somente de funcionários credenciado ao banco (verificar crachá);

No transporte coletivo

  1. Dentro do coletivo, mantenha bolsa, carteira pacotes ou sacolas na frente de seu corpo;
  2. Em ônibus com poucos passageiros, procure viajar próximo ao motorista;
  3. Ande sempre com o dinheiro de passagem contado;
  4. Evite ficar sozinho em pontos de ônibus isolados;

No carro

  1. Nunca deixe documentos, talões de cheques, objetos de valor dentro do automóvel;
  2. Procure estacionar em locais vigiados por pessoas de confiança e, se possível, em locais iluminados e visíveis;
  3. Ao perceber alguém suspeito, seguindo-o, dirija-se ao posto policial ou batalhão mais próximo;
  4. Procure não se aproximar do seu carro e nem entrar nele se perceber a presença de pessoas suspeitas nas proximidades.

Fonte: ASN

Leia também