Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Programa Parlamento Jovem 2016 recebe inscrições até domingo (Foto: Divulgação)

Parlamento

Podem participar alunos do ensino médio ou técnico de escolas públicas e particulares

O programa é uma oportunidade única para os estudantes vivenciarem na prática, por uma semana, o trabalho dos deputados federais, elaborando projetos de leis e debatendo na Câmara dos Deputados temas de grande importância para o país.

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 19 de junho. Para participar, os estudantes devem ter entre 16 anos – completos até a data de realização do PJB (25/09) – e 22 anos – até a data final do evento (30/09), e não ter participado como deputado jovem em nenhuma outra edição do programa.

Em Sergipe, durante o período de inscrição, o jovem deve elaborar projeto delei de sua autoria e encaminhá-lo ao Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, da Secretaria de Estado da Educação (DASE/Seed).

A edição 2016 será realizada de 26 a 30 de setembro, nas dependências do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), nos plenários de comissões e no plenário Ulysses Guimarães da Câmara Federal, em Brasília, Distrito Federal.

Os interessados têm de estar matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio.

O PJB ajudará o aluno a desenvolver habilidades de domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas, que são as competências principais da matriz de referência do ENEM.

Seleção

Durante o período de inscrição, o jovem deve elaborar um projeto de lei de sua autoria e encaminhá-lo à Secretaria de Educação do seu Estado, juntamente com os demais documentos solicitados.

Cada Secretaria de Educação realiza uma pré-seleção dos melhores projetos recebidos, com base em critérios predefinidos pela Câmara dos Deputados.

Em seguida, a Câmara dos Deputados realiza a seleção final dos projetos pré-selecionados no Estado e são divulgados os 78 estudantes que se tornarão deputados jovens, representando todos os estados do país.

Projetos

Nesta edição do PJB, 78 projetos serão selecionados. O número de representantes jovens por Estado e no Distrito Federal é definido de maneira proporcional, como nas eleições oficiais.

Os jovens selecionados vão a Brasília com todas as despesas custeadas pela Câmara dos Deputados. Mais informações podem ser consultadas no site  www.camara.leg.br.

Assessoria de Comunicação da SEED

Leia também