Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Sejuc fortalece parceria com SES e ampliará equipes de saúde (Foto ascom)

13479473_1165789956776823_1805819924_n

Na manhã desta quinta-feira, 16, o secretário de justiça, Antônio Hora Filho e o coordenador geral de saúde da Sejuc, Thiago Rodrigues, estiveram em reunião com a secretária estadual da saúde, Maria da Conceição Mendonça Costa, para fortalecer os laços institucionais com a nova gestão, além de solicitar a ampliação nos serviços de saúde nas unidades prisionais.

Na reunião também estiveram presentes Ilani Paulina, representante da Referência Técnica da Saúde para o Sistema Prisional, Aurea Menezes de Oliveira, coordenadora Estadual da Atenção Básica, e João Lima Jr., diretor da Atenção Integral da Saúde.

Em reunião, a Sejuc colocou em pauta as necessidades que hoje passam as unidades prisionais no quesito saúde, e foram discutidas medidas para a melhoria dessa área no Sistema Prisional. Para tanto, serão realizadas vistorias nas unidades prisionais, inicialmente no Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão, por hoje comportar mais de 70% da população carcerária do Estado. Além do Copemcan, a segunda unidade a ser vistoriada será o Hospital de Custódia (HCTP) em Aracaju.

O secretário Antônio Hora Filho, destacou a importância do perfil da secretária de saúde, Maria da Conceição, de humanizar os serviços da área, lembrou o belo trabalho que ela desempenhou à frente da Samu e agora como secretária de saúde também pretendendo humanizar o atendimento nos presídios.

“É uma ação que fortalece a nossa política de ressocialização, como ação efetiva a secretária já se comprometeu em aumentar uma equipe da área de saúde dentro do Copemcan. Hoje, com o aumento da população carcerária, a atual equipe não está dando conta de toda a demanda daquela unidade, então nós vamos dobrar a quantidade de profissionais da área de saúde dentro do Copemcan. É uma ação que nos dar uma boa perspectiva de melhoria do atendimento da saúde no Estado de Sergipe,” disse, o secretário de justiça.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), se disponibilizou ainda a implementar novos equipamentos para melhor instalar os espaços de saúde nas unidades prisionais, além disso, também serão cedidos Kits de medicamentos básicos para repor os nossos estoques.

“Foi de grande valia essa nossa reunião hoje, porque teremos certamente bons frutos e a secretária se colocou muito favorável e disposta a colaborar com a secretária de justiça,” disse, Thiago Rodrigues, coordenador geral de saúde Sejuc.

Assessoria de comunicação – Sejuc

Leia também