Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Sergipe participa do 11º Festival de Turismo das Cataratas (Foto assessoria)

Ascom

 

A feira é hoje o quarto maior evento do setor e reuniu mais de seis mil agentes de viagem e 46 caravanas do Brasil e de países do Mercosul. Já na reunião do 25º Encontro dos Interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), representantes das secretarias estaduais do setor e do MTur discutiram novos caminhos para o fortalecimento do programa

Sergipe esteve presente com um estande de 36m² na 11ª edição do Festival de Turismo das Cataratas, realizado entre quarta (15/06) e sexta-feira (17/06), no pavilhão de exposições do Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu/PR. O evento, considerado o quarto mais importante do país, reuniu seis mil agentes de viagem e operadores de turismo e 46 caravanas de profissionais de países do Mercosul.

Também no mesmo período foi realizado o 25º Encontro Nacional dos Interlocutores do PRT, com a presença de representantes de 20 estados brasileiros e do Ministério do Turismo. Todos vieram a Foz do Iguaçu conhecer o trabalho de gestão compartilhada do turismo, desenvolvido entre o governo municipal e o empresariado local, através de instância de governança regional, que garantiu a cidade o terceiro lugar entre os destinos mais procurados por turistas nacionais e internacionais no país.

O Festival

O estande de Sergipe foi visitado por cerca de mil agentes de viagem que receberam folheteria sobre o destino em português, inglês e espanhol. Também receberam informações prestadas pela equipe técnica da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte (Setesp), presente no evento.

Além disso, diversas autoridades do turismo também estiveram no estande, dentre eles, o presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), José Antônio Parente, acompanhado do diretor de Marketing, Sérgio Flores e do coordenador de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo, Bruno Giovanni.

José Parente reafirmou a importância de Sergipe estar presente aos eventos não só nacionais quanto internacionais. Segundo ele “é preciso ser ousado na promoção do destino. Exemplo disso é Foz do Iguaçu, que leva seus produtos turísticos às feiras e tem conseguido resultados excelentes”. Para o presidente da Embratur, o estado deve desenvolver, também, roteiros compartilhados com a Bahia e Alagoas, “o que é uma garantia de atração de turistas estrangeiros”.

Outro visitante foi o presidente da Federação Nacional do Turismo (Fenactur) – que representa 25 sindicatos patronais e 20 mil agências de viagem -, Michel Tuma Ness. Ele elogiou a qualidade do turismo sergipano e disse que é um estado que o agrada muito “pelas belezas naturais, pela tranquilidade, limpeza e segurança, especialmente de Aracaju”.

Turismo em alta

Reunindo os mais importantes representantes do turismo brasileiro, o Festival de Turismo das Cataratas recebeu algumas boas notícias na solenidade de abertura do evento. O diretor da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Favilla, disse que, atualmente, de cada emprego gerado no setor de comércio e serviços 11 (onze) são no turismo. Ele ainda revelou que no ano passado o crescimento do setor chegou ao patamar de 7%, ultrapassando inclusive a indústria alimentícia mundial.

ASCOM SETESP

Leia também