Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

SES E SAMU ELABORAM PLANO DE ASSISTÊNCIA PARA O SÃO JOÃO

SES e Samu elaboram Planejamento Estratégico de Assistência para a Operação São João 2016

Desde o dia 31 de maio teve início a Operação “São João em Sergipe 2016”. As ações em saúde alusivas ao período acontecem dentro do âmbito plano de contingência elaborado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe). A estratégia segue até o dia 4 de julho, quando ocorre o encerramento dos festejos juninos.

De acordo com a superintendente interina do Samu 192 Sergipe, Roberta Barreto, a execução da estratégia fortalece as ações assistenciais ao grande público que marcará presença nesses eventos e promove a garantia de atendimento em situações de emergências clínicas, traumáticas, obstétricas, psiquiátricas, por causas externas, além de lesões ocasionadas por queimaduras.

“Durante os dias de festejos, será montada uma equipe de resposta rápida para monitoramento dos eventos e atuação em situações onde haja aumento da demanda. Essa equipe é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores de veículo de urgência gestores da SES/FHS, além da participação dos demais órgãos institucionais que atuam direta e indiretamente na organização, preparação e resposta do São João em Sergipe”, enfatiza Roberta Barreto.

Ainda de acordo com a gestora, o objetivo é acompanhar as respostas aos eventos e coordenar o fluxo das portas de entrada da Rede Hospitalar e de Urgência, do Samu e de órgãos dos Governos Federal e Municipal também envolvidos, quando solicitados.

“O planejamento, a preparação e as respostas às emergências em saúde pública estadual servem para que, em caso de acontecimento de eventos de massa, o atendimento seja eficaz e qualificado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressalta Roberta Barreto.

O Plano de Contingência acontece através de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e entidades parceiras, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros. O Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e os Hospitais Regionais também fazem parte da estratégia.

Fonte: SES

Leia também