18/06/16 - 05:48:49

SINTRASE E SINTESERV OBTÊM VITÓRIAS EM AÇÕES TRABALHISTAS

Após alguns meses de espera e de muitas pressões por parte do SINTRASE e do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores do Município de Ribeirópolis (Sintserv), a prefeitura municipal pagou, no início deste mês, os valores consignados referentes aos descontos da folha dos funcionários públicos, que são enviados à entidade sindical. Com um atraso de mais de três meses, a quitação da dívida foi realizada próximo ao prazo final estipulado pelo Ministério Público Estadual.

Segundo a presidente do Sintserv, Leina Gois, o desconto no contracheque não estava sendo repassado à instituição financeira, situação que afetou diretamente a categoria. “Muitos servidores tiveram seus nomes negativados, indo parar no SPC/Serasa em decorrência de restrições internas, causadas pela dívida em aberto. Não puderam pegar empréstimo ou financiar móveis e imóveis, passando por situações constrangedoras”, denunciou a presidente.

Sobre outras reivindicações, o Sintserv obteve mais um ganho na Justiça do Trabalho. No último dia 10, o mandado de injunção impetrado pelo sindicato foi acatado pela Justiça. O documento solicitava que o município encaminhasse projeto de lei para assegurar o reajuste salarial do servidor, estabelecendo a data base e a reposição inflacionária. “Estamos aguardando a conclusão dos trâmites legais e a notificação da Administração por parte do Judiciário”, explicou a presidente.

Outras conquistas

Nos últimos dias, o Sintserv também almejou outra vitória na Justiça. Duas servidoras do município, que teriam sido exoneradas injustamente, foram reintegradas. De acordo com o sindicato, este não foi o primeiro caso. Em 2015, uma outra servidora já tinha sido reintegrada ao quadro municipal.

A  presidente apontou os principais ganhos para a categoria desde a fundação do sindicato, em dezembro de 2012. “Benefícios como adicionais de 1/6, quinquênios, pagamento de insalubridade, além de averbações de tempo de serviço fazem parte das diversas conquistas da entidade ao longo destes três anos de luta”, finalizou.

O SINTRASE, junto com o Sintserv, representa a base municipal de Ribeirópolis. Os dois sindicatos trabalham em forma de parceria.

Da assessoria