18/06/16 - 05:00:18

REPRESENTANTES DO CCEP SE REÚNE COM SECRETÁRIO DA SSP

Em reunião com Conselho da Comunidade da Execução Penal (CCEP), secretário pretende ampliar em 50% o número de egressos prisionais trabalhando nas dependências da SSP.

Na manhã desta sexta-feira, 17, o secretário de Segurança Pública, João Batista Santos Junior, recebeu representantes do Conselho da Comunidade da Execução Penal (CCEP), objetivando viabilizar a ampliação do número de egressos do sistema prisional que trabalham nas dependências da SSP.

A parceria entre a secretaria e o CCEP iniciou em agosto de 2015, em um contrato no qual 10 egressos foram contratados para trabalhar com serviços de pintura, capinagem, pedreiro, encanador e manutenção em delegacias da capital e do interior do Estado. Além de oferecer novas oportunidades, o contrato pretende também contribuir com a diminuição dos índices de reincidência criminal nos presídios.

Os ex-detentos estão vinculados ao Departamento de Administração e Finanças da SSP (DAF/SSP) por 12 meses, podendo ter o contrato renovado por até cinco anos. Pelo trabalho, eles recebem um salário mínimo mensal e vale-alimentação.

O presidente do CCEP, Erivaldo Vieira, afirma que no conselho atualmente, estão inscritos 900 apenados, entre homens e mulheres, dos quais 33 estão trabalhando. Sendo que, desses 33, mais de 30% trabalham na SSP. “ A secretaria é um parceiro forte, nessa missão de reinserção. Muitas mulheres  não querem voltar mais para o crime e não encontram oportunidade. Hoje o pedido foi para agregar as mulheres no serviço”, relata.

Como resultado da reunião, o secretário se prontificou a checar a viabilidade para agregar mais cinco pessoas no quadro. A também conselheira e representante do Comitê de Desarmamento Sergipano, Jô Pache, enalteceu a atitude do secretário, informando inclusive, que entre as trabalhadoras, há uma estudante de Direito. “Eles só precisam de oportunidade para seguirem novos rumos na vida”, afirma.

Fonte e foto: Ascom SSP