18/06/16 - 05:16:13

SESC SAÚDE MULHER É INAUGURADO NA CIDADE DE LAGARTO

Mantendo o compromisso do Serviço Social do Comércio (Sesc) com o público, no auxílio a prestação de serviços que contribuam com a melhoria da qualidade de vida da população, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, inaugurou a unidade móvel Sesc Saúde Mulher, na cidade de Lagarto, em uma solenidade com cerca de 500 pessoas presentes.

Com caráter itinerante e permanência em municípios interioranos a unidade atuará em parceria com órgãos públicos na prevenção do câncer de mama e colo de útero através da realização de exames de rastreamento como a Mamografia Digital e o Papanicolau (Citopatológico), além de ações educativas para a promoção da saúde.

A unidade móvel entregue pelo Sistema Fecomércio é dividida em consultório ginecológico, sala de mamografia, banheiro e estrutura externa com espaço multimídia para ações educativas, funcionamento de recepção e sala de espera. O investimento para a compra do veículo e equipamentos, incluindo um mamógrafo 3D Siemens MAMMONAT INSPIRATION, da mais alta tecnologia mundial, foi superior a 3 milhões de reais.

De acordo com o presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira, a unidade móvel vem com a missão de ajudar na prevenção do câncer de colo do útero, câncer de mama, promovendo serviços de qualidade para a população, principalmente as famílias de baixa renda, residente nas áreas menos favorecidas dos municípios sergipanos.

“O Sesc em sua atuação de excelência conduz seus projetos e ações de forma muito eficiente. Todos os projetos do Sesc no Brasil são respeitados, reconhecidos e valorizados pela sociedade. Dentro desse caminhão existe um mamógrafo de última geração, o mais moderno entre os equipamentos do estado de Sergipe. Nenhum hospital público ou privado tem um equipamento como esse. Para nós, do Sesc de Sergipe, o investimento não importa. O que vale é ver as pessoas utilizarem essa unidade móvel para fazer seus exames e consultas para que possam melhorar suas vidas com um atendimento médico dado com dignidade e respeito. Temos uma parceria com o maior centro de excelência em atendimento contra o câncer no Brasil, o Hospital do Câncer de Barretos, o que faz com que possamos dar o melhor para a população. Onde não for possível para a população ir, o nosso caminhão irá”, destacou Laércio Oliveira.

A unidade móvel também contará com uma equipe formada por um médico, um enfermeiro, dois técnicos em radiologia, um educador em saúde, um artífice de manutenção e o coordenador do projeto. A unidade Sesc Saúde Mulher terá seus equipamentos calibrados e a instalação dos sistemas de transmissão dos exames para o Hospital do Câncer de Barretos, que trabalhará em parceria com o Sesc para prover o melhor atendimento para a população assistida.

Para o ex-governador de Sergipe, Albano Franco, a unidade Sesc Saúde Mulher é um trabalho importante desenvolvido pelo Sistema Fecomércio, para ajudar na melhoria da qualidade de vida das mulheres sergipanas.

“O trabalho que a Fecomércio vem fazendo em favor da saúde da mulher é importante para ajudar a enfrentar o câncer, que é uma das três doenças que mais matam no Brasil. Essa carreta é uma demonstração da preocupação do Sesc com a saúde da mulher. Parabéns à Federação do Comércio, ao presidente Laércio, por essa bela iniciativa”, disse Albano Franco.

Beatriz Prata, filha de Paulo Prata, fundador do Hospital do Câncer de Barretos, valorizou a iniciativa da parceria do Sesc com o hospital e manifestou seu contentamento por estar inaugurando uma unidade móvel de combate ao câncer, na terra natal de sua família, que deixou Lagarto há mais de 50 anos, para se estabelecer em Barretos, onde começou toda a história do hospital referência mundial no tratamento contra o câncer.

“Essa obra, uma concepção de meu pai, Paulo Prata e realizada por Henrique, meu irmão, é uma grande realização para as mulheres de nosso país. Temos a condição de dar para as mulheres, mais acesso à saúde. Agradeço a recepção do povo sergipano, do Sesc, do presidente Laércio, aqui em Lagarto. Fica registrada a alegria de nossos antecedentes por estar em nossa terra natal, entregando essa unidade móvel apoio na luta contra o câncer”, afirmou.

Além de diversas ações de educação em saúde a unidade Sesc Saúde Mulher terá a capacidade de realizar 32 exames citopatológicos por dia totalizando 640 por mês e 38 mamografias diárias, totalizando 760 exames mensais.

A diretora do de saúde do Departamento Nacional do Sesc, Janaína Pochapski, destacou a importância da unidade Sesc Saúde Mulher em Sergipe. “A competência do Sesc Sergipe vai promover benefícios para milhares de pessoas. Pois não é apenas a mulher que é beneficiada, todo o seu meio familiar é beneficiado. As famílias são mais valorizadas com as ações do Sesc Saúde Mulher. Tenho certeza que o conceito da excelência em atendimento está garantido pelo Sesc”.

Segundo o Dr. Rafael Haikel, diretor das unidades operacionais móveis do Hospital do Câncer de Barretos, a unidade beneficia diretamente a população, pois tem exames de alta tecnologia e qualidade, disponibilizados para a população.

“Essa unidade vai promover o exame de alta tecnologia, a mamografia de maior precisão existente, o combate ao câncer de mama, o Papanicolau, para o combate ao câncer de colo do útero, até a porta da casa da mulher. Isso representa 99% de chances de cura na descoberta do câncer, com o diagnóstico precoce. O Sesc Saúde Mulher é a vida sobre rodas, é a oportunidade de viver. O Sesc é o nosso maior parceiro em todo o Brasil e Sergipe ganha muito com essa nova unidade móvel”.

Por: Márcio Rocha