18/06/16 - 05:05:18

Governo inicia festejos do Encontro Nordestino de Cultura (Foto Raiane Souza)

O primeiro dia de festa aconteceu no Espaço Gonzagão. A programação na Orla de Atalaia abre nesta sexta-feira, 17

Ao embalo de muito forró, o Governo do Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) iniciou a programação do II Encontro Nordestino de Cultura Arraiá do Povo, nesta quinta-feira, 16. Considerado um dos maiores festivais de forró do país, o ‘Arraiá do Povo’ acontece na Praça de Eventos da Orla de Atalaia e no, Espaço Gonzagão até o dia 30 de junho.

“Tenho certeza que teremos um lindo Encontro Nordestino de Cultura, mostrando para a população sergipana e para os visitantes, o melhor da nossa tradição. Como novidade para este ano, teremos um espaço maior, a participação de violeiros e repentistas, além de um número maior de atração. O Arraiá do Povo, não atraia apenas pelos shows, mas por todas as suas atrações, pela vila do forró, comidas típicas, espaço para as crianças, decoração, entre outros elementos que resgatam o São João tradicional”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Irineu Fontes.

A abertura do evento contou também com a presença do secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Saulo Eloy. “Gostaria de parabenizar o governador Jackson Barreto e o secretário Irineu Fontes que, em um ano muito difícil, conseguiram unir esforços para realizar esta festa bacana, que é acessível à população e resgata a nossa cultural. Está tudo muito bonito e muito receptível para povo de Aracaju e para os nossos visitantes”, declarou.

O primeiro dia de festa aconteceu no Espaço Gonzagão, ao som do Trio Ceará, Caçula do Forró e Iracema do Forró e Trio Bom de Mais. Além dos shows, o público pode assistir à animação da Quadrilha Balança Mas Não Cai, que trouxe como tema o filme Alice no País das Maravilhas. “Para nós, foi um grande prazer participarmos da abertura do Arraiá do Povo. Só temos a agradece à Secretaria de Cultura e a todos que dão valor às nossas tradições”, afirmou a marcadora da quadrilha, Elivânia Vieira Santos, única mulher a ocupar o cargo em Sergipe.

A estudante Maria Eduarda Araújo Barbosa, de 11 anos, contou que o que mais gosta dos festejos juninos são as quadrilhas. “Adorei todas as apresentações de hoje, mas a minha preferida foi a quadrilha que contou a história da Alice no País das Maravilhas. Todos os anos vou no Arraiá do Povo, pois eu amo São João, as comidas e a decoração são lindas”.

A programação na Orla de Atalaia abre nesta sexta-feira, 17, com apresentação da Orquestra Sanfônica de Aracaju, além do Trio Lourinho do Forró, Caceteira de Mestre Rindu e as quadrilhas juninas Amor Caipira e Cangaceiros de Boa. Já no sábado, será a vez de Adelmário Coelho, Edgar do Acordeom, Os Três Moleques, Odir Caius, Trio Vassoural, Batalhão São João de Laranjeiras e das quadrilhas Laranjerense e Forró do Milho.

Ao todo, serão 117 atrações artísticas que irão compor a programação, sendo 13 nacionais e as demais de artistas de Sergipe, todos selecionados via edital. Além das apresentações no Palco Clemilda e no tablado Ari Soares, o público também poderá assistir às apresentações no Coreto Ismar Barreto e grupos de cultura popular circulando pela Cidade do Forró Cantor Rogério.

Da assessoria