19/06/16 - 06:39:56

ADELMÁRIO COELHO ENCERRA 3ª NOITE DO ENCONTRO NORDESTINO

A Praça de Eventos da Orla de Alataia esteve lotada na terceira noite de apresentações do Encontro Nordestino de Cultura – Arraiá do Povo 2016, que neste sábado, 18, trouxe ao Palco Clemilda  apresentações de Adelmário  Coelho, Edgar do Acordeon  e Os três Moleques. Promovido pelo Governo do Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Encontro segue até o dia 30 de junho com 117 atrações.

“Eu que sou um defensou da Cultura, fico muito feliz quando vejo um projeto com este formato, com essa preocupação com a valorização da cultura. Isso nos motiva muito, porque a luta é grandiosa. Hoje é um encontro verdadeiramente de cultura e todos que vierem para cá, verão isso.  É com muito prazer que participo deste projeto”, afirmou Adelmario Coelho.

Turistas e sergipanos também puderam assistir às apresentações das quadrilhas juninas Laranjerense e Forró do Milho, no Tablado Ari Soaeres. Já na Cidade do  Forró Cantor Rogério, a animação ficou por conta do Trio Vassoural e o  Batalhão 1º São João, de Laranjeiras. “Viemos com boa vontade para fazer um bonito espetáculo trazendo a nosso cultura popular ao público do Arraiá do Povo. Agradecemos a toda a equipe da Secretaria de Cultura pelo espaço neste evento. O Batalhão 1º São João é responsável por abrir o ciclo junino no município de Laranjeiras todos os anos, conservando essa nossa festa tradicional em referência à colheita do milho, à São João, Santo Antônio e São Pedro”, comentou Mestre Zé Rolinha.

A aposentada Maria José Santos, natural de Aracaju, conta que todos os anos costuma vir ao Arraiá do Povo. “A cada ano o Arraiá se renova assim como se renova a vida. Está tudo muito bonito, parabéns aos organizadores do evento. O que mais gosto dos festejos juninos é o nosso forró, pois a música traz alegria, e depois as quadrilhas juninas, que são incríveis”, ressaltou.

O Encontro Nordestino de Cultura segue até o dia 30 de junho, na Orla de Atalaia e até o dia 1º de julho no Espaço Gonzagão com o Concurso de Quadrilhas.  Neste domingo, 19, o Arraiá do Povo recebe os shows de Gennaro e banda, Erivaldo de Carira, Coisas da Terra, Gilson do Acordeon, Heribas do Forró, Orir Caius, além das quadrilhas juninas, Chamego Bom e Xote Baião, do Batalhão Tradição, de Laranjeiras, e da peça teatral Menina Miúda.

MinC

Este ano, as apresentações do Encontro Nordesino de Cultura estão sendo viabilizadas através de um convênio do Governo de Sergipe com o Ministério da Cultura (MinC). “Percebemos que hoje o Encontro está cheio de  visitantes, com uma energia muito boa, apesar do atraso na assinatura do convênio, por conta do período que o Minc esteve inativo. Está tudo muito bonito”, afirmou a  representante da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Iara Zaron.

O II Encontro Nordestino de Cultura- Arraiá do Povo 2016 é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e conta com o apoio do Ministério da Cultura, Secretaria de Esporte e Turismo, Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Secretaria de Estado da Saúde, Samu, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Superintendência municipal de Transportes e Trânsito, G Barbosa, Banese e Seguradora, Fasouto e Sebrae.

Ascom / Sec. de Estado da Cultura