20/06/16 - 15:33:39

Emsurb recolhe mais de cinco toneladas de lixo no Forró Caju (Foto assessoria)

Após as duas primeiras noites do Forró Caju 2016, os agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) recolheram mais de cinco toneladas de lixo. Os dados são da Diretoria Operacional (Dirop) que organiza a fiscalização dos trabalhos referentes à limpeza da Capital. Diariamente, centenas de profissionais trabalham na higienização do local, e todas as manhãs aproximadamente 120 agentes são destinados à área do Mercado Central para realizarem uma grande faxina, deixando tudo preparado para mais uma noite de festejos.

“Trata-se de um trabalho constante, que antecede a festa e que acontece durante cada noite de evento também. Nossos agentes de limpeza estão empenhados nessa tarefa difícil de deixar toda a área asseada para que os forrozeiros se sintam confortáveis. Já todas as manhãs, logo cedo, já encaminhamos 120 pessoas para realizarem uma geral no local. Esse trabalho matinal dura em media três horas intensas de trabalho e rapidamente vem sendo feito, liberando as imediações do Mercado Central para o comércio que acontece normalmente todas as manhãs”, explicou o diretor da Dirop, Guilherme Souza.

De acordo com o quantitativo registrado pela Diretoria Operacional, na primeira manhã após a festa (domingo dia 19) foram registradas 2.81 toneladas. Já na nesta segunda-feira, 20, os fiscais pontuaram o recolhimento de 2.41 toneladas.

Banheiros químicos

Na região do Forró Caju existem 216 banheiros químicos, distribuídos na parte interna e externa da festa. De acordo com o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa) da Emsurb, Sidclay Souza Santos, a manutenção acontece durante a noite e no dia seguinte, cada banheiro passa por vasto processo de higienização.

“Para liberar o trânsito, logo pela manhã retiramos os banheiros químicos que estão distribuídos nas ruas do Centro e neste momento já realizamos uma higienização básica. Até a noite, todos os banheiros recebem outra limpeza geral, deixando-os prontos para o uso. Enquanto a festa acontece, temos cerca de 30 agentes de limpeza revezando nos trabalhos de manutenção e acesso aos banheiros também”, explicou.

Fonte AAN