20/06/16 - 06:49:52

Erivaldo de Carira marca a quarta noite do Arraiá do Povo (Foto assessoria)

A Praça de Eventos da Orla de Atalaia acolheu na quarta noite de apresentações do Encontro Nordestino de Cultura – Arraiá do Povo 2016, neste domingo, 19, no Palco Clemilda, um dos grandes nomes da música sergipana, Erivaldo de Carira. O público ainda pôde conferir as apresentações do Batalhão Tradição de Laranjeiras, A Tua Lona, Gilson do Acordeon, Quadrilha Chamego Bom, Heribas do Forró, Odir Caius, Quadrilha Xoter Baião e Genaro e Banda.Promovido pelo Governo do Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Encontro segue até o dia 30 de junho com 117 atrações.

Com mais de 35 anos de carreira, Erivaldo de Carira é sinônimo de autenticidade, tradição e dedicação à cultura nordestina. “Me sinto extremamente orgulhoso de levantar a bandeira da nossa cultura por mais de 30 anos e estar aqui esta noite, participando de mais um Arraiá do Povo, de continuar aprendendo e honrando o povo”, comenta Erivaldo.

Assim, como Erivaldo de Carira, quem também carrega o destino de ser nordestina e apaixonada pelos ritmos da nossa terra, é dona Nivalda dos Santos Siqueira, de 64 anos, fundadora do Batalhão Tradição, de Laranjeiras, que também se apresentou nesta noite.

Apaixonada por Batalhão desde criança – caracterizado por uma pancada de tambor mais firme e pesada que os demais ritmos nordestinos –dona Nivalda criou há 42 anos o grupo e transformou em um “negócio de família”. “Meus filhos e meu neto também fazem parte do grupo. Desde pequenos fiz questão que eles fizessem parte e conhecessem um pouco da nossa cultura”, declara.

Apesar dos problemas de saúde, que a impedem de dançar como costumava, dona Nivalda diz que não pretende abandonar o grupo tão cedo. “A turma não me deixa sair e então dançarei enquanto conseguir”, explica.

Quem acompanhou de perto e com o olhar curioso a apresentação do grupo Batalhão foi a pequena Eloah, de 11 meses. Os seus pais Juliana da Costa Santos e Cledson Pinheiro dos Santos fizeram questão de trazer a filha para conhecer o São João no Arraiá do Povo.

“É inexplicável ver a carinha dela de felicidade. Nós não costumávamos vir para o evento, mas agora que temos ela, entendemos que é importante apresentar a cultura do nosso estado”, diz Juliana e acrescenta que pretende voltar com a família em outros dias dos festejos.

O Encontro Nordestino de Cultura segue até o dia 30 de junho, na Orla de Atalaia e até o dia 1º de julho no Espaço Gonzagão com o Concurso de Quadrilhas. Nesta segunda, 20, o Arraiá do Povo recebe os shows de Batista do Acordeon, Eliezer Setton, Nando Cordel, Trio Assanhadinho, Abeladio de Souza e Cícero Vieira Paraibano e as quadrilhas Retirantes do Sertão e Unidos em Asa Branca.

Encontro Nordestino de Cultura

O II Encontro Nordestino de Cultura- Arraiá do Povo 2016 é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e conta com o apoio do Ministério da Cultura, Secretaria de Esporte e Turismo, Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Secretaria de Estado da Saúde, Samu, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Superintendência municipal de Transportes e Trânsito, G Barbosa, Banese e Seguradora, Fasouto e Sebrae.

Ascom / Sec. de Estado da Cultura