Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Estado garante assistência de pacientes em Tratamento Fora do Domicílio (Foto SES)

5eb51af7e99f1c9dae8b1a7b8193c5bd

Mais 20 pacientes devem permanecer, até o próximo mês de julho, em Arapiraca, amparados pelo serviço da Secretaria de Estado da Saúde

Mais um grupo de pacientes foi levado ao Complexo Hospitalar Manoel André, o Hospital Chama, na cidade alagoana de Arapiraca, para realização do tratamento de radioterapia. Os pacientes devem permanecer, até o próximo mês de julho, amparados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

A turma, desta vez, foi formada por 20 mulheres, todas com caso clínico de câncer de mama, que serão assistidas por uma equipe composta por três radioterapeutas, físicos médicos, enfermeiros, entre outros profissionais. A vendedora Claudia Daiane Feitosa, 31, faz parte deste grupo. Diagnosticada com a doença em outubro do ano passado, ela lembra que não foi fácil encarar que estava com um grave problema de saúde.

“Principalmente porque não há histórico de câncer na minha família. Então, eu não tinha muito conhecimento sobre ele, só pensava que ia morrer”, relata. Daiane foi operada no dia 19 do mesmo mês e agora realiza as sessões de radioterapia solicitadas pela médica. “Meu tratamento está sendo ótimo. A equipe é muito profissional e temos recebido toda atenção e cuidado. Não só para mim, mas como para todas as pacientes que estão aqui, a opção do TDF foi a melhor iniciativa da Secretaria. Só temos a agradecer”, declara.

Outro grupo formado por mais 20 pacientes deve seguir para o município de Arapiraca ainda no início de julho. O convênio com o Hospital Chama, firmado através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), tem o objetivo de dinamizar a oferta do serviço, ampliando o tratamento de radioterapia para os pacientes assistidos pelo Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), além de contribuir para a diminuição da fila de espera pelo procedimento.

“Temos alcançado importantes conquistas no tratamento oncológico em Sergipe. Por exemplo, com a manutenção preventiva realizada em dias, o aparelho de radioterapia do Huse não tem mais quebrado, atendendo com maestria aos pacientes que necessitam dele. O TDF tem sido um sucesso. Até o final do ano, as obras do Bunker (local onde estará o segundo acelerador linear do Huse, através do Plano de Expansão da Radioterapia, do Ministério da Saúde) estarão concluídas, o que garantirá assistência qualificada aos usuários do SUS em Sergipe”, comemora a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça.

Ascom SES

Leia também