Aracaju, 28 de março de 2024

Montando os times

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

De hoje a um mês começa o prazo para os partidos realizarem as convenções visando homologar os candidatos a prefeito e vereador. Até agora, as legendas ainda não definiram com quais times vão disputar as eleições em Aracaju. O PMDB do governador Jackson Barreto pode marchar com candidatura própria ou se coligar ao PCdoB do prefeiturável Edvaldo Nogueira. Já o DEM não abre mão da reeleição do prefeito João Alves Filho, porém falta definir o vice. Os demistas ainda “namoram” o apoio do PSC de Eduardo Amorim, que também pretende disputar a prefeitura. Por sua vez, os chamados ‘nanicos’ devem se unir para apoiar uma candidatura alternativa. Há indecisões sobre a eleição proporcional: parte dos pré-candidatos defende a formação de chapinhas, enquanto outros querem ir para a disputa em chapões reunindo todos os partidos da coligação majoritária. Portanto, as lideranças políticas terão pouco tempo e muito trabalho para montarem os times que entrarão em campo no dia 16 de agosto, quando começará oficialmente a campanha eleitoral deste ano.

Mãos ao alto

Enquanto a Polícia alardeia a redução da violência, os sergipanos se assustam com a onda de criminalidade. No último final de semana, o IML ficou lotado de corpos, a grande maioria vítimas de homicídios. A surrada queixa de que a Polícia prende e a Justiça solta não é justificativa para o recrudescimento da violência. Reportagem do Jornal do Dia mostra que dos 1.133 detidos em flagrante no 1º semestre deste ano, 658 permaneceram presos após as audiências de custódia. Portanto, o motivo é outro!

Demagogia condenada

E os aracajuanos não engoliram o projeto demagógico do prefeito João Alves Filho (DEM) congelando o valor do IPTU, reajustado por ele mesmo em mais de 300%. Os contribuintes identificaram a malandragem, pois se realmente quisesse admitir o erro, João mandava para a Câmara um projeto suspendendo o exagerado aumento. E quem garante que, se for reeleito este ano, o prefeito não envia para o Legislativo uma nova propositura descongelando o valor do IPTU a partir de janeiro de 2017?

Fim de linha

Para que o presidente da Assembleia, Luciano Bispo (PMDB), assuma o governo de Sergipe por alguns dias, o governador Jackson Barreto (PMDB) sai de férias a partir do dia 5 e se ausenta do estado. A questão é saber se até lá Luciano ainda estará deputado. Cassado em última instância, o peemedebista deve perder o mandato a qualquer momento. Caso daqui a 16 dias Luciano já seja um ex-parlamentar, caberá ao vice Belivaldo Chagas (PSB) comandar o estado durante os 12 dias das férias do governador.

Novo processo

Está marcada para hoje, a audiência de conciliação no processo aberto pela Associação dos Militares de Sergipe contra a cantora Rita Lee. Em 2013, ao ser condenada a indenizar policiais por tê-los agredido verbalmente num show realizado na Barra dos Coqueiros, Rita Lee postou no twitter que “para safado nenhum tostão furado”. Com base nesta postagem, a Amase moveu um novo processo, que começa a ser julgado nesta segunda-feira. A audiência vai acontecer no 8º Juizado Especial Cível, em Aracaju.

Machistas

Nada menos do que 58,5% dos homens concordam totalmente ou parcialmente com a frase “Se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros”. Segundo pesquisa feita pelo Ipea, 42,7% dos entrevistados acham que as mulheres que usam roupas mostrando o corpo merecem ser atacadas. Pior: 63% concordaram que “casos de violência dentro de casa devem ser discutidos somente entre os membros da família”. Lastimável que ainda se pense assim!

Inimigos do povo

Você ainda lembra quais os vereadores de Aracaju que votaram a favor do exagerado reajuste de 14,81 para a passagem de ônibus? Para que ninguém os esqueça, segue a relação dos suplicantes: Adriano Taxista (PSDB), Agamenon Sobral (PHS), Augusto do Japãozinho (PRTB), Agnaldo Feitosa (PR), Gonzaga (PMDB), Manuel Marcos (DEM), Ivaldo José (PSD), Renilson Félix (DEM), Valdir dos Santos (PT do B) e Vinicius Porto (DEM). Não esqueça desses camaradas quando for votar nas eleições de outubro.

Pires nas mãos

Os governadores se encontram hoje com o presidente biônico deste governo temerário. A pauta da audiência prevê debate sobre a aprovação do projeto alterando as regras do Simples Nacional e a retomada das operações de crédito. Também serão discutidas questões específicas de cada estado para renegociar dívidas. Esta será a primeira vez que o governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), se reúne com Michel Temerário (PMDB) depois do afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT).

André na Época

E a revista Época desta semana bate pesado no deputado André Moura (PSC), o líder ficha suja deste governo temerário. A revista teve acesso às mais de seis horas de gravação em que o ex-prefeito de Pirambu, Juarez Batista, detalha como se transformou em peça decorativa nas mãos de André. Segundo a revista, os vídeos esmiúçam o modo de fazer política do deputado sergipano, “réu em três ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF) e citado na Operação Lava Jato”. Misericórdia!

Pré-candidato

Uma grande festa marcou ontem o Casamento do Matuto no povoado do Brejo, em Lagarto. O destaque do evento, contudo, não foram os “noivos”, mas o prefeiturável Jerônimo Reis (PMDB). Maior incentivador da candidatura dele, o governador Jackson Barreto (PMDB) esteve na festança: “Ele sabe que tem todo o meu apoio e precisa ouvir o clamor do povo pela sua volta à Prefeitura! Eu faço a linha de frente do Movimento Volta Jerônimo”, postou JB no facebook.

Saúde paralisada

Os profissionais de saúde da Prefeitura de Aracaju aguardam para hoje uma posição do prefeito João Alves Filho (DEM) sobre as reivindicações da categoria. A falta de diálogo por parte do demista foi o principal motivo da greve decretada há 19 dias por dentistas, enfermeiros, psicólogos, agentes de saúde, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e técnicos em nutrição. Enquanto isso, os pobres penam nos postos de saúde!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 3 de março de 1912.

Resumo dos jornais

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também