21/06/16 - 10:58:12

SergipeTec e Emgetis estudam novas possibilidades de interação (Foto ascom)

Foi com o intuito de ampliar a interação entre ambas as partes que as equipes do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) reuniram-se para apresentar os atuais serviços executados em Sergipe e os futuros projetos do órgão estadual, que visam ampliar e facilitar ainda mais o acesso das pessoas à internet com boa qualidade. A partir deste encontro, a equipe do SergipeTec irá avaliar e definir quanto às possibilidades de sua participação em algumas das ações realizadas pela Emgetis.

“Baseados no decreto nº 25.300, de 27 de maio de 2008, atualmente, operacionalizamos os serviços de: rede metropolitana de alta velocidade, com fibra ótica partilhada (com 60 km de extensão, atendendo à 12 órgãos estaduais); acordo de cooperação com o Tribunal de Justiça, Redecomep e Banese; além de rede estadual de alta velocidade, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a qual visa atender ao interior sergipano”, explica Francisco Varella, diretor técnico da Emgetis.

Quanto a futuros projetos, ainda de acordo com Francisco, há uma previsão de implantação do projeto, que será sem custo para o Governo do Estado e a ser financiado pela United States Trade and Development Agency/USTDA (R$ 2,5 milhões), englobando os seguintes itens. “Data Center (ambiente adequado e seguro para dados e aplicações, melhoria dos serviços oferecidos e grande economia na compra de equipamentos e serviços); Segurança (minimização dos riscos aos dados armazenados pelo Governo do Estado, maior tranquilidade para os gestores públicos); e também a interligação dos 75 municípios, por meio de rede de fibra ótica (internet em banda larga para todo o Estado, independência na comunicação e mais benefícios às àreas da Saúde, Educação, Fazenda e da Segurança Pública)”, enumera Francisco.

“Esse momento é de fundamental importância para que a gente conheça mais detalhadamente as ações da Emgetis e, assim, possamos aumentar a nossa interação com ela, já que é um órgão do Estado especializado em serviços e projetos ligados à área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), assim com o SergipeTec, que é uma organização social cuja missão é promover o empreendedorismo inovador entre Escola, Empresa e Estado, visando a inovação tecnológica, geração de trabalho, renda e de conhecimento. Após essa primeira etapa – de apresentações de serviços e projetos -, faremos uma reunião com os nossos gestores de Tecnologia da Informação (TI), Infraestrutura, Pesquisa e Desenvolvimento, e de Inovação, para, baseados nas informações obtidas, definirmos qual(is) o(s) projeto(s) que podemos participar, e, posteriormente, avaliarmos qual a melhor forma de trabalhar junto à Emgetis”, esclarece Manoel Hora, presidente do SergipeTec.

Do SergipeTec, também estiveram presentes na ocasião: Carla Almeida, gestora de TI; Marcelo Dósea, gestor de Inovação; Cláudio Antunes, gestor de Infraestrutura; e Vitor Vaz, coordenador do Centro Vocacional Tecnológico (CVT). E da Emgetis: Sueli Bacelar, gerente da Área de Governança e Inovação; e Ricardo Torres, gerente de Projetos.

Por: Flávia Nunes