Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

ESCOLHA COMPLICADA

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

Até segunda-feira os chutes explodem sobre o provável indicado de Jackson Barreto (PMDB) para disputar a Prefeitura de Aracaju com apoio da base aliada. É natural que todos os repórteres queiram anunciar primeiro. Mas o importante é chutar. Quem sabe não acertam?

Mas será muito difícil. Jackson Barreto já escolheu o candidato, mas não dará pistas. É natural que antes do anúncio tente manter conversas tanto com Edvaldo Nogueira (PCdoB), quanto com Zezinho Sobral (PMDB) para explicar aos dois as razões da escolha. O anúncio deve ser feito logo após as conversas, ao lado dos dois.

Os candidatos têm vantagens e dificuldades para indicação. Edvaldo já foi prefeito e testado nas urnas. Tem o que mostrar durante a campanha, assim como tem o que se criticar. Conta com o apoio quase unânime do PT e até de peemedebistas. Para uns o apoio do PT é bom. Para outros não serve em razão do momento político.

Dentro do PMDB tem quem avalie que, em termos administrativos, não favorece a JB. Fala que o governador precisar da estrutura do Planalto, mas, apoiando uma chapa formada pelo PCdoB e PT, não terá boa receptividade.

Zezinho é novo na praça. Jamais disputou algum mandato, mas é da confiança máxima de Jackson Barreto. Fidelidade a toda prova, mas com certa dificuldade em engatar mais um dígito nas avaliações. O fato de ser do PMDB favorece em relação ao Planalto, mas provavelmente não terá apoio do PT, que já anunciou não participar de chapa com a legenda, o que provocará a escolha do vice de outro partido.

Jackson sabe quem que e ficará com e quem tiver mais condições de chegar ao segundo turno para encarar João Alves Filho.

ROGÉRIO

Rogério Carvalho (PT) está ligado a Jackson Barreto (PMDB), tanto que participou da festa de São João, sexta-feira, restrita aos familiares e amigos íntimos.

No sábado, Rogério voltou à festa junina ao lado de JB, em Santa Rosa do Lima.

O NOME

Ontem, Rogério Carvalho disse quer que o PT defenda em plenária quem vai apoiar à Prefeitura de Aracaju e sugere que a decisão seja de Jackson Barreto.

Rogério anuncia que PT não estará no palanque de quem votou pelo impeachment.

PASSADO

Presidente do PT, Rogério também lembrou as eleições de 2012: “O então prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) não votou no PT. Escolheu Valadares Filho (PSB)”.

Rogério seria o candidato do PT, mas retirou em favor de Valadares.

SENADO

O ex-deputado Rogério Carvalho pensa em 2018 e passa por suma cabeça a disputa pelo Senado Federal, com o apoio do governador Jackson Barreto.

Jackson cita Rogério quando fala nas eleições de 2018.

INDICAÇÃO

Na próxima segunda-feira acaba essa agonia. O governador Jackson Barreto marcou, como definitivo, o anúncio do précandidato do grupo a prefeito de Aracaju.

Está [claro] entre Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Zezinho Sobral (PMDB).

CHOQUE

N redes um “grupo de choque” envia a jornalistas mensagens criticas porque ignoram a précandidatura de Dr. Emerson (Rede) a prefeito de Aracaju.

Até o momento poucos sabiam dessa candidatura [Eu não sabia].

JOVENS

O grupo, através do twitter, acusou o colunista de atuar com parcialidade, porque não dava o mesmo espaço a Emerson, que dá aos demais pré-candidatos.

Segundo o grupo, Emerson é o nome que chega com projeto novos.

FRAUDE

Presidente do Ipes-Saúde diz que recadastramento no órgão já permitiu a exclusão de 20 mil beneficiários que, de algum modo, fraudavam o sistema.

E os nomes? Quem fraudava o Ipês-Saúde?

EDUARDO

Deputado André Moura (PSC) disse que o partido vai bem em Aracaju e que o senador Eduardo Amorim será o candidato a prefeito da legenda.

Segundo André, ele vai bem na periferia da cidade.

ENCONTRO

André Moura informou que ele e Eduardo tiveram encontro com o prefeito João Alves Filho (DEM) e ficou bem definida a candidatura do senador a prefeito.

Admitiu que possam acontecer novas conversas.

VALMIR

Sábado à noite, Valmir Monteiro (PSC) lançou sua précandidatura a prefeito de Lagarto em uma festa junina que reuniu políticos e aliados. Entre eles o deputado André Moura.

Foi uma festa que contou com muita gente.

GUSTINHO

O deputado Gustinho Ribeiro, aliado de Valmir Monteiro, indicou a mulher, Hilda, para a vice e em seu discurso foi mostrou que a campanha não terá limites.

Aproveitou para dizer que Jerônimo é “uma mala ‘veia’ com cheiro de mofo”.

JERÔNIMO

O lançamento do ex-deputado Jerônimo Reis (PMDB) a prefeito foi domingo, com a presença do governador Jackson Barreto, no povoado Brejo.

JB disse que estava com Jerônimo “nesse momento difícil de Lagarto”.

BOM PAPO

Os deputados Valadares Filho (PSB), Fábio Mittidieri (PSB) e o prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT) conversaram ontem sobre uma aliança em Aracaju.

A probabilidade é grande para um entendimento maduro.

UM PORÉM

Mas, em tudo há um porém: Fábio Henrique antes de tomar qualquer posição terá uma conversa com o governador Jackson Barreto (PMDB) sobre a sucessão em Socorro.

Que logicamente se estendera por Aracaju.

CHAPINHA

Os partidos PSDC, PSL, PTB e PPL já decidiram por uma aliança e lançar chapinha para vereador de Aracaju. Terá 36 candidatos e possibilidade de eleger até três.

O bloco fará aliança só majoritária.

EM BUSCA

Representantes do bloco conversaram com prefeito Fábio Henrique (PDT) para que o seu partido também se inclua na chapinha.

Fábio admitiu a possibilidade…

NÃO SAI

Jony Marcos (PRB) conversou com Fábio Henrique no vôo entre Aracaju a Brasília: “a impressão é que ele vai aceitar o apoio de JB a Padre Inaldo e não deixa o Governo”.

– Deve apoiar Valadares Filho a prefeito de Aracaju, disse.

Notas

Aliados – Em seu blog, Josias Souza analisa que ao conceder um balão de oxigênio aos tesouros estaduais, Temer transformou os governadores em aliados automáticos da política econômica do seu governo. Se a coisa funcionar como Brasília imagina, os governadores ajudarão o Planalto na tramitação legislativa do ajuste fiscal.

0x0

Propina – Delator da Operação Lava Jato e um dos executivos apontados como operador do chamado “Departamento de Propina” da Odebrecht, Vinícius Veiga Borin afirmou em depoimento que a empreiteira controlou 42 contas offshores no exterior destinadas a distribuir dinheiro ilícito.

0x0

Cunha – O presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pediu ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para frequentar a casa legislativa para, segundo ele, se defender no processo de cassação de seu mandato. A ação questiona o alcance da decisão do ministro Teori Zavascki.

0x0

São João – A partir de amanhã, os deputados federais e senadores vão retornar a Sergipe. É que não haverá sessão na Câmara durante período de São João, para que deputados do Nordeste visitem suas bases, na festa mais movimentada da região. Retornam a partir de segunda-feira, porque a Câmara não terá recesso.

0x0

Juntada – Comissão Especial do Impeachment no Senado começou os trabalhos de ontem com um pedido da defesa para que o conteúdo da delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado fosse incluído no processo contra a presidente afastada Dilma Rousseff. Não foi aceita a juntada da delação aos autos.

0x0

Serra – Segundo o portal Brasil247 a superintendência da Polícia Federal do Paraná terá que explicar por que cobriu com tarjas pretas o nome do senador José Serra (PSDB-SP) no relatório do “Código Odebrecht” (sobre as mensagens interceptadas no celular do empresário Marcelo Odebrecht), que foi vazado para a imprensa.

Conversando

Posse – Eduardo Amorim, em Brasília, participou da posse do secretário-Geral do Conselho Nacional do Ministério Público, Silvio Amorim.

Crédito – A quantidade de pessoas que buscou crédito em maio cresceu 5% na comparação a abril e 2,1% na relação com o mesmo mês do ano passado.

Economia – A crise política continua crescente, mas a economia da sinais tênue de recuperação já no Governo Temer.

Sargento Edgard – O muro que separa as pessoas de bem, dos marginais está caindo. Culpa da legislação e da hipocrisia da sociedade, a polícia está abandonada.

Pressões – RogerioPT13 lembra que Jackson Barreto sofreu pressões do seu próprio partido e, mesmo assim, foi contra o golpe.

Festejos – O final de semana foi de festejos juninos na maioria das cidades de Sergipe, que já estão preparadas para o São João e São Pedro.

Candidatos – As festas juninas sempre com a presença maciça de candidatos a prefeito e vereador. A partir de agora, até o dia 29, é só forró.

Rita Lee – Sargento Vieira diz que a língua não pesa quase nada. Poucas pessoas conseguem segura-la, uma delas é a cantora Rita Lee. Haja processo!

Fingir – Os grupos ligados a presidente Dilma Rousseff (PT) fingem que eles não têm nada a ver com a situação do Brasil.

Leia também