Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Felizola e diretores da Cohidro visitam produtores no Califórnia (Foto ascom)

_Cohidro

Semana passada, a diretoria da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) esteve presente em Canindé de São Francisco cumprindo agenda de reuniões com agricultores assistidos pela Empresa, no Perímetro Irrigado Califórnia, visitando obras de recuperação de canais, casas de bomba e findando com uma visita ao prefeito municipal, Heleno Silva. O presidente José Carlos Felizola Filho além de constatar o avanço nas ações de infraestrutura, pôde prestar contas, aos irrigantes, destas melhorias ao polo agrícola e dos seus novos equipamentos de bombeamento, que já começaram a chegar hoje, 21.

Ao chegar ao escritório do Perímetro Irrigado, Felizola, acompanhado dos diretores da Cohidro: João Quintiliano do Fonseca Neto (Irrigação e Desenvolvimento Agrícola) e Paulo Henrique Machado Sobral (Infraestrutura Hídrica e Mecanização Agrícola), já era aguardado por um grupo formado por cerca de 20 agricultores irrigantes. Eles queriam a confirmação do que foi anunciado em reunião no dia 27 de maio, quando o presidente garantiu a reforma dos pontos críticos no canal de irrigação N1 e a chegada de 36 bombas, para suplantar a carência de equipamentos novos na estrutura do Califórnia. Os três primeiros destes aparelhos, que chegaram hoje, já partiram no mesmo dia para o Alto Sertão.

“Passei o dia visitando o Perímetro Califórnia, onde inspecionei as obras de limpeza e recuperação dos canais que são abastecidos com as águas do Velho Chico, melhorias que foram iniciadas na semana passada. Aproveitei e conversei com produtores e líderes de movimentos sociais, onde anunciamos a chegada de novas bombas, melhorando a distribuição e vazão de água. Em breve começaremos a instalação de 36 novos equipamentos, onde melhoraremos os serviços ofertados e nos adequaremos às exigências ambientais”, explicou Felizola, quando esteve em Canindé no dia 15.

Paulo Sobral explica que a obra que está sendo realizada no canal N1, prevê a recuperação da estrutura no ponto mais danificado: 1.579 metros, dos mais de 7 mil que toda a estrutura tem de extensão. “Em convênio com a Semarh (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), conseguimos R$ 199 mil em recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Funerh). Haverá a troca de placas aonde ocorrem vazamentos, o que tanto causa perda de água como diminui a vazão do sistema. Outra etapa é a limpeza periférica, eliminando as raízes que, com o tempo, vieram a danificar a estrutura de concreto, na sua procura subterrânea por água”, relacionou o diretor, sobre a construção de quase 30 anos de uso.

Já o diretor João Fonseca, informa que as bombas que irão chegar ao Perímetro, adquiridas com os recursos do Proinveste, serão para repor as em uso, desgastadas pelo tempo de operação também próximo dos 30 anos. “São bombas que frequentemente quebram, devido ao tempo de uso avançado, acabam por prejudicar a distribuição de água aos agricultores e consequentemente prejudica a oferta de água a todos os lotes do Perímetro Califórnia”, avaliou. As três bombas de 250 cavalos, que acabaram de chega a Sergipe, irão para a Estação de Bombeamento (EB) 02 em Canindé, a que realimenta as outras cinco EBs secundárias do polo irrigado.

Irrigante de Setor Sete do Califórnia, Nelson Oliveira Araújo Filho planta goiaba em seus 4 hectares de terra. Ele encabeçou a comissão de produtores que estiveram à espera dos diretores da Cohidro. Ele cobra da Empresa a efetivação das ações anunciadas pelo Proinveste, que reservaram R$ 4 milhões para recuperar a infraestrutura do perímetro. “A gente já começa a ver agora não é? Com essa nova gestão os resultados efetivamente estão acontecendo. Deixam-nos muito satisfeitos e agraciados pela a atenção que essa nova equipe, que essa nova gestão tem nos dado. A gente já vem há aproximadamente 25 dias falando com o doutor Felizola. Ele sempre nos recebe, sempre nos atende. Nos deixa muito satisfeitos a gente ver hoje, efetivamente, o reinício das obras”, avaliou.

Prefeito Heleno

Após se encontrar com os agricultores, visitar as obras no canal e a EB-100 do Perímetro Irrigado, acompanhados do vereador municipal Rildo Joaquim e do gerente do Califórnia, Edmilson Cordeiro, os diretores da Cohidro estiveram com o prefeito Heleno Silva. Além de relatar tudo que foi acordado com os produtores e as melhorias que estavam ocorrendo no Califórnia, foi ocasião para anunciar um benefício à cidade de Canindé. “Aproveitamos a oportunidade para garantir a cessão de uma área do Califórnia, para a instalação de um centro de distribuição de alimentos que fortalecerá os agricultores e agregará valor aos alimentos produzidos nos perímetros irrigados do município”, reforçou Felizola.

Heleno Silva comemora a conquista da administração municipal que, em uma parceria público-privada, irá construir uma estrutura que servirá de entreposto comercial para toda a produção agrícola do município, diminuindo a intermediação e favorecendo a distribuição mais eficiente das safras locais, para outros municípios e até para fora de Sergipe. “Será um benefício para a produção do agricultor, para a economia do município e também para o Estado, que cria utilidade para esta área do Governo”, reiterou o prefeito, sobre o terreno pertencente à Cohidro.

Ascom Cohodro

Leia também