21/06/16 - 07:30:29

Forró Caju conta com cerca de 250 guardas municipais por noite (Foto: Fabiana Costa)

O Forró Caju 2016 conta com a segurança da Guarda Municipal de Aracaju nos dois dias de festa. Com um efetivo de, no mínimo, 250 homens por noite, a Guarda dispensa uma estrutura de segurança desde as redondezas da estrutura montada para o evento, até os terminais de integração de transporte público.

“Temos, por noite, cerca de 250 homens da Guarda envolvidos na segurança do evento, além de contarmos com uma empresa de segurança particular. Procuramos intensificar ao máximo o monitoramento da festa”, ressalta o assessor especial da Secretaria Municipal da Defesa Social, capitão Jonatas.

Com dez pontos elevados de monitoramento no espaço da Praça Hilton Lopes e 16 câmeras para a vigilância eletrônica no mesmo espaço, o capitão explica o funcionamento. “São cinco homens por noite em cada um desses dez postos. Ao total, 50 homens observando de uma visão privilegiada o que acontece no evento. Além disso, contamos com 13 câmeras fixas e três com alcance de 360º. Dessa maneira, temos uma visão diferenciada para a nossa atuação”, destaca.

Para garantir a segurança dentro do espaço da festa, os portões de entrada contam com a revista de todo o público presente, além de 12 patrulhas circulando no local. “Fortalecemos a revista no acesso com detectores de metal além de disponibilizar o patrulhamento no espaço interno. A Guarda Municipal também dá todo o suporte para órgãos da Prefeitura de Aracaju que desenvolve trabalho na festa como a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, Samu, Vigilância Sanitária, entre outros.

Um diferencial para a segurança da festa são os contingentes dispensados para os terminais de integração próximos ao local: do Mercado e do Centro da capital, além do terminal localizado na avenida Ivo do Prado. “Como o fluxo de pessoas é grande nesses espaços, já colocamos um pessoal para garantir a segurança desde lá”, destaca o capitão Jonatas.

Tranquilidade

Por todo esse esquema montado pela Guarda Municipal, os primeiros dias têm se mostrado muito tranquilos. “Até agora não registramos nenhuma ocorrência mais grave. Isso é resultado de todo esse trabalho realizado pela corporação”, diz. Foram dispensados 250 homes por noite, porém esse número pode aumentar. “No domingo colocamos 270 e, a depender do dia, colocaremos mais. Queremos garantir a segurança e tranqüilidade de todos”, completa.

Fonte GMA