22/06/16 - 05:36:55

Pedro Prazer é homenageado no São João de Santa Luzia do Itanhi (Foto assessoria)

 

A prefeitura de Santa Luzia do Itanhi, durante toda sua programação dedicará uma justa homenagem ao folclorista Pedro Prazer, filho deste município. A iniciativa foi do jovem prefeito Edson Cruz (PMDB), que disse ser o homenageado, um homem que dedicou parte de sua vida aos festejos juninos de sua terra natal, por isso, é mais do que justa essa lembrança durante a realização do São João.

Pedro Prazer, era um cidadão que gosta de brincar e colaborar com a cultura popular do município. No São João, ele criava o arraial “Pisa na Brasa” e a quadrilha “Mocidade”, e durante o Carnaval, costumava sair numa caminhoneta com um grupo de músicos, tocando marchinhas carnavalescas. Um dos músicos que lhe acompanhava, era Heráclito, da Lira de Estância.

A cidade está completamente ornamentada. Na sua entrada, foi colocado um painel com o nome Pedro Prazer, e sua programação, que começou no último dia 11, prosseguirá até São Pedro, dia 29.

PEDRO PRAZER

Pedro José dos Santos, conhecido como Pedro Prazer, nasceu em Santa Luzia do Itanhy, no dia de São Pedro, 29 de junho de 1945. Sua mãe, Maria Prazer Santos (falecida), segundo conta Maria do Carmo Santos, conhecida por Dona Carminha, ela colocou esse nome nele (Pedro Prazer), pelo fato de um dia, numa festa, ela (Maria Prazer), encontrava-se grávida de oito meses, e o menino (Pedro Prazer), saltou no seu ventre, justamente na Festa de São Pedro, por isso que resolveu batizar seu filho como Pedro José dos Santos.

Pedro Prazer era funcionário público, e trabalhava como vigilante do Colégio Estadual Comendador Calazans, no município.

Casou-se com Maria do Carmo Santos, carinhosamente conhecida por Dona Carminha. Do casamento, nasceram seis filhos: Luiz Carlos, Marcos Paulo, Mônica Maria, Carmém Luíza, Maria Luzia e Saulo Santos

Para o morador Tio Gil, Pedro Prazer era um dos homens que organizavam quadrilha junina. Ele também promovia bailes nos finais de ano. “O trabalho dele deixou saudade, e outros herdaram dele essa tarefa de continuar com essas manifestações juninas como: Jujú (Crasto), Zé de Luzia (sanfoneiro de pé de bode), Júlio Conrado, Soledade, Luiz da Peixaria e Dedé (Crasto).

Para Luiz da Peixaria, a festa de São João, em Santa Luzia do Itanhy, era com a criação de arraiás nas portas, Pedro Prazer era o animador das festas juninas. “O prefeito Edson Cruz está resgatando essas manifestações”, disse

PROGRAMAÇÃO

Local: Centro Cultural

Horário: 22h00

Dia 23/06

-Moreninha do Nordeste

-Forró do Xameguinho

-Layny Marinhos

-Forró na Folha

Dia 24/06

-Fabinho Flor de Kaktos

-Júnior Ventura

-Quinteto Pegada Nova

Dia 25/06

-Coração Largada

-Zé Carlos do Acordeon

-Katia Silva

Dia 26/06

-Ricardinho do Arrocha

-Forró Pecado

-Thyta Barão

Dia 29/06

-Domingos Sergipano

-Flavinho

-Tarcísio e Banda Doce Sedução

Por Magno de Jesus/Assessoria de Imprensa