22/06/16 - 06:02:11

SERGIPANOS GANHARÃO UNIDADE DO HOSPITAL DE CÂNCER DE BARRETOS

 

Um grande passo para a melhoria da Saúde dos sergipanos foi dado. População de Itabaiana, Lagarto e região ganhará uma Unidade de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos permanente no Estado. A Unidade de Prevenção teve vinda planejada após o senador Eduardo Amorim (PSC/SE) conhecer Henrique Prata, diretor-presidente do Hospital de Câncer de Barretos, e tentativa de viabilizar projeto, já praticado em alguns estados do Brasil, também na terra natal de Prata: Lagarto.

Conscientização, exames preventivos de câncer de mama e colo do útero e encaminhamento para tratamento serão realizados pela instituição em parceria com os municípios. Cerca de 500 mil mulheres serão atendidas em clínica fixa em Lagarto e em carreta móvel que percorrerá por Itabaiana e municípios vizinhos.

Para o senador Eduardo Amorim, a vinda de uma unidade de prevenção para o Agreste de Sergipe é uma grande conquista. “A luta contra o câncer é grande. A chegada dessa unidade de prevenção vai salvar milhares de vidas. Só temos que agradecer a Henrique Prata e toda a equipe da instituição. Prata é um grande homem e não mediu esforços para ajudar população que faz parte de sua raiz familiar”, disse o parlamentar.

Em Itabaiana, Rafael Haikel, responsável pelas unidades preventivas no País, esteve reunido, nesta terça-feira, 21, com o prefeito Valmir de Francisquinho, com a secretária de saúde de Itabaiana, Andrea Reis, e com Décio Portela, representante do senador Eduardo, para tratar do início do projeto em Sergipe.

Estimativa

Segundo Rafael Haikel, até fevereiro de 2017 a Unidade de Prevenção (Clínica Fixa + Carreta Móvel) estará instalada em Sergipe. Mulheres com idade entre os 25 e 64 anos poderão ter atendimentos de prevenção e acompanhamento da saúde. Todo o tratamento será feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto tem um investimento inicial de R$ 4 milhões de reais com verba própria e do Instituto Avon.

Assessoria de Imprensa