22/06/16 - 07:33:55

Forró Caju 2016: Samu monta estrutura para atendimento público (Foto SES)

Na estrutura do Forró Caju, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi montado para garantir a assistência médica e hospitalar ao público que vai aproveitar os dois dias de festa na Praça Hilton Lopes.

Com dois a três médicos por noite, a depender da projeção de público da festa, seis a oito técnicos de enfermagem e um enfermeiro, além de suporte de higienização, apoio administrativo e supervisão, o Samu garante o atendimento necessário às milhares de pessoas que costumam participar da festa. “Temos cerca de 20 profissionais trabalhando diretamente no posto avançado de atendimento”, destaca a coordenadora do posto, Roberta Lisboa.

Explica ainda que o trabalho desenvolvido pelo Samu é de extrema importância em uma festa como o Forró Caju. “Em um evento como esse é fundamental o trabalho do Samu. E por isso precisamos contar com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal. É uma somação de esforços”, ressalta.

A estrutura montada ao lado esquerdo dos palcos principais conta com dez leitos simples e mais dois de estabilização. Além disso, duas unidades móveis estão à disposição para a assistência do público. “Contamos com uma unidade básica e uma avançada, pois dessa forma conseguimos atender as demandas que normalmente existem nesse tipo de evento. Conseguimos prestar aqui todo o primeiro atendimento, até a parte de estabilização e, caso seja necessário, transferirmos o paciente para as unidades de saúde da família Nestor Piva ou Fernando Franco. Somente quando é algo muito grave que há a transferência direta para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse)”, diz a coordenadora.

De acordo com Roberta, nos primeiros dias do evento, as ocorrências registradas não fogem à normalidade. “O domingo foi o dia mais movimentado aqui, inclusive com um ferimento por arma branca, porém, em nenhum momento houve superlotação. Nos outros dias tivemos um quadro mais tranquilo, dentro da normalidade”, afirma.

Ascom AAN