Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

ENCONTRO DE CACIQUES

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O governador Jackson Barreto (PMDB) convocou a bancada do partido na Assembleia, ontem, para reunião amanhã. À tarde telefonou de Fortaleza para caciques do partido e solicitou a presença deles. Um dos aliados que decidem no PMDB, se colocou à vontade para apostar que será tratado sobre a indicação de Edvaldo Nogueira (PCdoB) para candidato da base aliada a prefeito de Aracaju.

Lembrou que “o nosso lado sempre foi pela esquerda”, numa percepção clara de que o PMDB está se inclinando à direita. A certeza do cacique ilustre quanto a Edvaldo, com o vice do PT, vem da convicção de que em 2018 o bloco tem que estar junto, na disputa do Governo e Senado. Também é analisada a questão do PMDB indicar uma chapa de oposição ao Planalto nesse momento de reaproximação com o governador de Sergipe, Jackson Barreto. Poderia incomodar a Michel Temer.

Qual a pauta da reunião? Simples, na visão dos que defendem Edvaldo: JB vai mostrar aos correligionários as razões da escolha do ex-prefeito como o nome escolhido. Uma delas seria exatamente o fato dele está mais à frente nas pesquisas. O outro porque Edvaldo é ex-prefeito, o que lhe dá condição de comparativo entre as administrações de agora e de antes. Pedirá apoio e compreensão dos companheiros.

O PMDB que quer a indicação de Zezinho Sobral (PMDB) – e é maioria – tentará mostrar que a sigla, no Governo, não pode ficar sem um nome na disputa pela prefeitura da Capital, exatamente para fortalecer o partido para 2018. Está pronto um documento do PMDB defendendo a indicação de Sobral, considerando-o preparado para a disputa e com chances de chegar ao 2º turno. Um velho cacique diz que a legenda ficará ‘muito triste se não puder votar em um filiado a prefeito de Aracaju’.

Um peemedebista ‘unha e cutícula’ com Jackson Barreto desfaz a questão de que o apoio a nomes do PCdoB e PT incomodaria ao Planalto, mesmo que a oposição instigasse o fato em Brasília: “Temer está querendo conquistar os governadores e não vai se ater a picuinhas paroquiais. Isso não causará qualquer problema em termos de relação política”.

Juntando todas as pedras desse quebra cabeça, conclui-se pela possibilidade da escolha de Edvaldo, até mesmo pela iniciativa da reunião dos caciques às vésperas do São João, sem deixar de lado o reconhecimento de que Zezinho Sobral está no páreo.

BANCADA

O governador Jackson Barreto (PMDB) marcou uma reunião para amanhã, às 09 horas, com a bancada do partido na Assembleia Legislativa.

Imagina-se que tratará da escolha do nome para disputar a Prefeitura.

RETORNO

Jackson retorna hoje à noite de Fortaleza, onde esteve em reunião com a direção do BNB, para tratar sobre investimentos para Sergipe, via banco mundial.

Inicia a quinta-feira tratando sobre sucessão municipal.

BASTIDORES

As informações de bastidores sobre a indicação do candidato a prefeito de Aracaju por Jackson Barreto são intensas e as conversas variadas.

Jackson inclusive pode adiar o anúncio para 03 de julho.

OFICIAL

O PMDB fará documento ao governador Jackson Barreto, em que apela para que ele indique o candidato do partido para disputar a Prefeitura de Aracaju.

Tudo está sendo feito de acordo com Zezinho Sobral, o précandidato do partido.

PRESSÃO

O PMDB não interpreta o apelo como uma pressão, mas dentro do entendimento de que a legenda não pode ficar fora da disputa eleitoral na Capital.

– O momento não é bom para indicar uma chapa PCdoB/PT, disse a fonte.

EDVALDO

Aliados de Edvaldo Nogueira têm certeza que o governador vai reunir a bancada quinta-feira, para avisar que o candidato será Edvaldo Nogueira (PCdoB).

Jackson até o momento não acenou para nenhum dos dois.

VEREADORES

O presidente municipal do PMDB, deputado Luis Garibaldi, reuniu-se com candidatos a vereador pelo partido, e todos eles querem saber quem vai disputar a Prefeitura.

A maioria prefere Zezinho, mas se for Edvaldo também está bom.

CLÓVIS

O presidente estadual do PPS, Clovis Silveira, avisa: “o PPS não é sigla de aluguel. Se tem fome de partido e pretende dar golpe, se vire com outra sigla que essa é séria”.

Não disse para quem era o recado duro.

COM JOÃO

O prefeito João Alves Filho e o deputado Laércio Oliveira (SD) conversaram domingo. João confirma a disputa pela reeleição e que está conversando com lideranças.

Trata ainda sobre o vice, mas tende a manter a chapa de 2012, com Machado.

OBEDECE

O novo presidente do PSL, Saulo Vieira, disse que o deputado Capitão Samuel pode sair do partido, porque a nova tendência da legenda é liberal.

Samuel vai seguir a sugestão de Saulo.

SAI O DNA

Sargento RR Vieira:  As Associações Unidas informam que não precisam se preocupar com as demandas atendidas dos PM/CBMSE, porque já saiu o resultado do DNA.

– O pai é o governador Jackson Barreto.

ESBOÇO

Na segunda-feira, 06 de julho, o PT se reúne para fazer um esboço de projeto de projeto de Governo para Aracaju, dentro do que pensa o partido.

Pode ser concluído no mesmo dia.

JUNTOS

Não foi proposital, mas o précandidato a prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira e Eliane Aquino, provável candidata a vice, estiveram no lançamento do livro de Josailton Lima,

Provocaram um silencioso burburinho.

TRATAMENTO

O governador Jackson Barreto (PMDB) teve tratamento especial do presidente interino Michel Temer, que está querendo conquistar todos os governadores.

Quando foi falar, Temer o anunciou com o ‘nobilíssimo’ governador de Sergipe.

NÃO DÁ

A renegociação da dívida para Sergipe não será a salvação das finanças do Estado, porque não dá para fazer mágica em relação às dívidas.

Jackson Barreto inclusive deixou claro, em Brasília, que não era suficiente.

LIBERADO

O prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT) se considera liberado para fazer alianças em Socorro, Aracaju e São Cristóvão, sem problemas.

Acha legítimo apoiar quem pode somar com ele.

ZÉ FRANCO

Surge o nome da vereadora Maria da Taiçoca para vice de Klewerton Siqueira em Socorro. Não há nada certo. Fábio ainda vai conversar com Zé Franco.

Não está descartado o apoio a Zé Franco para prefeito.

Notas

Moda antiga – Um repórter perguntou ao ex-deputado Marcio Macedo, se ele já estava trocando ‘beijo de lingua’ com o também ex-deputado Rogério Carvalho (PT), que comanda outro grupo dentro do partido. Bem humorado, Marcio respondeu: “Não, não. Estamos apenas pegando na mão. Sou do tipo à moda antiga”.

0x0

Cezar – O advogado Cezar Britto falou sobre o momento de intolerância no país.

Classificou de “tempos das máscaras caídas.” As pessoas têm se revelado exatamente como elas são, sem retoques. Você externa o que pensa, quem é homofóbico externa sua face homofóbica, quem tem seu ódio racial, externa seu ódio racial”.

0x0

Livro – Jornalista e poeta [ou vice-versa], Josailton Lima lançou ontem o seu livro “Ainda os Lobos”, no Museu da Gente Sergipana. Em meio a intelectuais e políticos Josailton expôs tudo que sai do ‘seu eu’ em relação a tudo que lhe rodeia, trazendo pingos do seu eruditismo para tratar do cotidiano.

0x0

Sem prazo – Em visita ao juiz Sergio Moro e à equipe que trabalha na Lava-Jato, na tarde de ontem, em Curitiba, o ministro da Justiça Alexandre de Moraes afirmou que a Operação não tem prazo para acabar. Em conversa com jornalistas, Moraes disse que a luta contra corrupção deve permanecer sempre.

0x0

Delação – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), negou qualquer intenção de fazer modificações na Lei de Delações durante seu mandato à frente da Casa. Ele defendeu que é preciso que a lei seja revista, mas que não estará à frente dessa modificação. “Enquanto eu for presidente do Senado, não vai acontecer”, disse.

0x0

Confirma – Dilma Rousseff confirmou que esteve com o empresário Marcelo Odebrecht, em maio de 2015, por ocasião de uma viagem oficial à Cidade do México, mas nega que tenha tratado de doações de campanha com o empresário. Segundo a nota, o encontro “foi breve” e “o diálogo não tratou de doações”.

Conversando

Cresce – A economia dá sinais de crescimento nesse momento. Ainda frágeis mais dá, embora a crise se mantenha com o desemprego e recuo do setor produtivo.

Cezar – Ex-presidente da OAB nacional, Cezar Britto, disse que a forma mais legítima de afastar um presidente é a revogação pelo mandatário, no caso o povo.

São João – Apesar de ser uma terça-feira, o Forró-Caju continua animado. Milhares de pessoas compareceram e estão em ritmo de São João.

Emendas – O presidente em exercício Michel Temer (PMDB) vai liberar teto de emendas para pacificar a base.

Acordo – “Em plenário, ontem, André Moura (PSC) lamentou a quebra do acordo feito com a oposição para votação da MP-714.

Senador – Capitão Samuel acredita que Fabio Henrique (PDT) apoiará Zé Franco à Prefeitura em Socorro, para depois sair a senador em 2018.

Condições – Zezinho Guimarães diz que PMDB tem todas as condições de apresentar candidato à PMA, independente das coligações firmadas no 1º turno.

Nega apoio – Klewerton Siqueira nega suposto apoio à candidatura de Zé Franco. Afirma que seu nome já está ratificado pelo PDT e Fabio Henrique.

Ajuda – Sales Neto, secretário de Comunicação, diz que medidas de Temer ajudam situação do Governo mas não resolve a situação financeira do Estado.

Leia também