22/06/16 - 14:41:04

Governo de Sergipe investe R$ 2 milhões em abastecimento

Seidh, Seagri e Cohidro implantarão 20 sistemas simplificados de abastecimento de água

Em reunião realizada nesta quarta-feira, 22, na Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), foi assinado mais um Termo de Cooperação Técnica para atendimento à população do Semiárido Sergipano. Desta vez, a Seidh, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário e Pesca (Seagri) e a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) firmaram uma cooperação para implantação de 20 sistemas simplificados de abastecimento de água, visando à garantia do amplo acesso à água potável para populações rurais de municípios do estado de Sergipe.

A cooperação prevê um investimento de R$ 2 milhões, oriundos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), para aumentar a oferta de água de boa qualidade em localidades ainda não atendidas ou atendidas de forma precária por este importante e indispensável insumo. Com isso, pretende-se melhorar a qualidade de vida da população e evitar a propagação de doenças causadas pela ingestão de água contaminada – além de diminuir o êxodo rural.

De acordo com a Seagri, da extensão territorial de Sergipe, 51% correspondem à Região Semiárida [11.175,64 km²], onde residem – segundo dados do IBGE de 2010 – 36% da população rural do estado [composta por 547.788 habitantes]. Isso significa que aproximadamente 200 mil sergipanos convivem com as situações de escassez e de dificuldades de acesso à água, notadamente de água proveniente de fontes seguras e permanentes.

Para a secretária Marta Leão, a cooperação é fundamental para melhorar as condições de vida das comunidades rurais residentes nos municípios mais necessitados do Estado. “Água é vida. Sem ela, é muito difícil se pensar em ter saúde e produtividade. Então, se estamos aqui para fazer assistência e inclusão social, tudo o que esperamos é que, com esses sistemas de abastecimento, seja possível minimizar as dificuldades enfrentadas por essas famílias”, pontuou.

“Hoje assinamos um termo de parceria entre a Seidh, Seagri e Cohidro que visa levar projetos de água potável para o interior do Estado. Faremos a captação de água, armazenamento e distribuição em comunidades carentes, onde a Deso não consegue chegar, e a população não tem acesso. Em um termo futuro, trataremos da construção de barragens. Neste momento, vamos priorizar a distribuição simplificada de água. Os locais e as datas serão definidos em breve”, concluiu José Carlos Felizola, presidente da Cohidro.

Texto: Rebecca Melo