Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Base agitada

 

Enquanto o prefeito João Alves Filho (DEM) dança forró nos arraiais montados em vários pontos de Aracaju, a base política do governador Jackson Barreto (PMDB) briga pela simpatia dele. Os pré-candidatos Zezinho Sobral (PMDB) e Edvaldo Nogueira (PCdoB) disputam o apoio dos partidos aliados, sem tirar os olhos das pesquisas, pois JB já disse que apoiará aquele melhor situado nas consultas de intenção de votos. Hoje, Jackson reúne a bancada governista na Assembleia para tratar sobre a sucessão em Aracaju, porém já avisou que só se define por um nome na próxima segunda-feira. Sem pré-candidato próprio, o PT está dividido entre Zezinho e Nogueira, sendo que este último tem a preferência da maioria dos petistas. Portanto, se não souber tanger o gado, Jackson pode ter sua base política rachada entre os dois pré-candidatos. Em isso acontecendo, aumentam as chances de João Alves e o prefeiturável Valadares Filho (PSB) chegarem ao 2º turno, hipótese que o governador não deseja nem em pesadelo. Ao eleitor aracajuano, resta se esbaldar nas festas juninas, enquanto aguarda para saber em quem votará ou não nas eleições deste ano.

Fez escola

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) transformou em réu, pela segunda vez, o ainda presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB). A seguir nessa toada, logo, logo o peemedebista vai se igualar ao amigo de longas datas, o também deputado federal André Moura (PSC), que já é réu em três ações penais no Supremo. É a criatura sendo copiada pelo criador. Cruz credo!

Mãos ao alto

Motoristas e cobradores estão assustados com o grande numero de assaltos a ônibus. Somente este mês, a bandidagem já atacou 143 coletivos na Grande Aracaju. Ontem, por exemplo, ocorreram dois arrastões em ônibus que circulavam pelo centro da capital. Desesperada, a categoria prometeu entrar em greve por falta de segurança, mas foi contida após uma reunião com a cúpula da Polícia. Que horror!

Reviravolta

E o presidente da Assembleia, Luciano Bispo (PMDB), está mais esperançoso de continuar deputado, após o desembargador Ruy Pinheiro ter suspendido os efeitos da decisão do Tribunal de Contas de Sergipe. Foi justamente a condenação das contas de Bispo pelo TCE que levou o Superior Tribunal Eleitoral negar o registro da candidatura dele e, consequentemente, cassar o mandato de deputado. Claro, que o Ministério Público e o Tribunal de Contas vão recorrer contra a decisão do desembargador.

Aposta no “bico”

O atual momento de instabilidade econômica está levando a classe C a buscar estratégias para driblar a crise. Pesquisa do Instituto Data Popular mostra que 42% dos trabalhadores desta classe social já estão fazendo “bicos” para conseguir uma renda extra. Entre eles tem professor que passou a dar aulas em escola particular, e escriturário dando uma de garçom no sábado e domingo.

Prata da casa

Alexandre Monteiro da Cunha é o novo superintendente em Sergipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Funcionário de carreira do órgão, Alexandre respondia interinamente pela superintendência desde a exoneração de Ismael Silva (PR). Sua indicação ao Ministério dos Transportes foi feita pelo deputado federal Adelson Barreto (PR), que diz ter atendido apelo neste sentido dos servidores do DNIT.

Tudo ok

E a Estre Ambiental não gostou de saber que o Ministério Público Federal constatou uma série de irregularidades na instalação e operação da Unidade de Transbordo de Resíduos, localizada em Socorro. O MPF, inclusive, moveu ação contra a empresa, a Adema e a União, após verificar que houve liberação de licenças ambientais sem os requisitos necessários para o início dos trabalhos. Em nota, a Estre jura que a unidade em questão “opera com a devida licença ambiental e em conformidade com a legislação”. Então, tá!

Cara pálida

Muitos congressistas que defendem prender adolescentes infratores nas penitenciárias estão sendo processados por crimes diversos. Fosse mais célere, a Justiça já teria condenado-os por meterem a mão nos recursos públicos. Há daqueles que roubaram o dinheiro do povo para comprar votos, pagar festas particulares, alugar carros de luxo e adquirir imóveis em áreas nobres. Estes sim, deveriam ser trancafiados nas insalubres penitenciárias por muito tempo.

Greve prejudica

A greve dos servidores da administração direta do governo está prejudicando os 178 mil alunos da rede estadual. Segundo, a superintende executiva da Educação, Marieta Barbosa, a paralisação não tem sentido, pois o Executivo implementou o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos, uma antiga reivindicação do funcionalismo. Para tentar encerrar a greve, o vice-governador Belivaldo Chagas (PSB) recebe hoje a diretoria do sindicato dos servidores.

Encrespados

Não chamem para o mesmo forrobodó o tesoureiro nacional do PT, Márcio Macedo, e o presidente do partido em Aracaju, vereador Emmanuel Nascimento. Este não gostou de ouvir o correligionário culpá-lo pelo corte da energia elétrica do diretório. “O municipal sequer tem sede e faz reuniões no diretório estadual. Se Márcio quer criticar Rogério Carvalho, presidente da executiva em Sergipe, aí tudo bem”, reagiu Nascimento.

Fique atento

O motorista que deixa o veículo aberto e com a chave na ignição não tem direito ao seguro se o carro for furtado. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já decidiu que essa conduta voluntária do segurado ultrapassa os limites da culpa grave, incluindo-se nas hipóteses de agravamento de risco, determinando o afastamento da cobertura securitária. Portanto, abra olho e feche o carro.

Recorte de jornal

Publicado no jornal Folha de Sergipe, em 12 de janeiro de 1911.

Resumo dos jornais

Leia também