Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Prefeitura de Laranjeiras realiza etapa da Conferência das Cidades (Foto: Evaldo Moura)

61

A Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Planejamento, realizou nesta quarta-feira, 22, a etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades com o objetivo de buscar a interlocução entre diversos segmentos da sociedade civil organizada e o poder público nos três níveis de governo a respeito do tema central “Função Social da Cidade e da Propriedade”.

Com o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente justas”, a etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades aconteceu no auditório da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – campus Laranjeiras. O secretário municipal de Planejamento, Paulo Leite, destaca a importância da realização do evento no município.

“Trata-se de integrar a gestão pública e a sociedade, num aprofundamento dos temas referentes ao desenvolvimento urbano. Fica mais do que claro que a cidade é a maior invenção da humanidade, tudo ocorre no contexto da cidade. A 6ª Conferência, e Laranjeiras já realizou outras três, significa que governo e sociedade estarão discutindo e buscando alternativas para promover o desenvolvimento e a construção de uma cidade inclusiva, participativa e socialmente justa”, explica o secretário.

“Então Essa é a perspectiva onde vamos discutir todo o cenário socioeconômico da cidade de Laranjeiras e daí traçarmos as estratégias que serão extremamente importantes para a gestão pública desenvolver um trabalho que efetivamente resgate as principais demandas sentidas e necessárias para a população”, concluiu, Paulo Leite.

O advogado Rodolfo Siqueira Pinto foi o primeiro a palestrar no evento e destacou a função social e da propriedade. “A importância da conferência reside justamente nessa discussão de coletividade. A gente precisa começar a entender o que é função social de fato, não apenas ficar falando, a gente precisa entender o que a sociedade laranjeirense precisa. Pra isso que eu resolvi falar o que é função social, que é isso, o olhar para fora, não o olhar tão somente pra si, é o olhar para a coletividade. Eu estou vendo aqui o que eu precisava ver: pessoas. Pessoas que querem viver e participar da vida ativa do município”, afirmou.

O secretário municipal de Administração Geral, Evaldino Calazans, diz que a realização da conferência é de grande importância para o município. “A Conferência é de grande importância para o município e Laranjeiras que hoje possui mais de 30 mil habitantes não pode ficar de fora. O governo municipal teve essa visão e a gente percebe a participação da população, e principalmente de grupos sociais. Nessa conferência a gente prepara e elabora questionamentos para a estadual e, logo após, a nacional”, diz.

Dona Zilnar Santos participou do evento como representante das áreas não-governamentais e enfatiza que é um momento muito importante e de grandes oportunidades. “Eu vejo como um momento importante, porque oportuniza a todos, especialmente a sociedade civil a se inteirar e a participar das propostas que aí estão da gestão municipal. Isso é muito importante, uma vez que a sociedade civil é desligada da questão de aquisição de conhecimento. E no momento que ela é desligada, ela se perde muito em adquirir informações e até ter a condição de discutir e de pleitear alguma coisa junto ao governo municipal. Então é de grande valia, porque nos oportuniza a integração entre todos os parceiros e a aquisição de conhecimento, facilitando assim, discutir, questionar, solicitar, reivindicar com segurança”, disse, Zilnar.

O evento

Durante a programação, o evento contou com apresentação do grupo de São Gonçalo do bairro Mussuca e com o lançamento do livro O Atirador de Elite, do autor laranjeirense Carlos Cal.

Participaram do evento os secretários Júlio Franca (Infraestrutura), Onete da Mota (Assistência Social), Rosianne Gomes (Saúde), Maria Mendonça (Finanças), Evanilson Calazans (Cultura), Acrísio Ribeiro (Juventude e Esporte), Angélica Barreto (Turismo) e Geraldo Vieira (Educação), além de lideranças comunitárias e sociedade civil.

Da assessoria

Leia também