Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

REUNIÃO SEM PAUTA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O governador Jackson Barreto (PMDB) chegou ontem, no final da tarde, em Aracaju. Veio de Fortaleza. Hoje pela manhã tem a tal reunião com membros do seu partido, cuja pauta está em ‘segredo político’.

Não há dúvida do que ele tratará. Mas a única certeza é de que será sobre sucessão municipal de Aracaju, cujo nome do précandidato será anunciado na segunda-feira. Zezinho Sobral (PMDB) ou Edvaldo Nogueira (PCdoB)? Essa é a questão. É interesse de JB manter o bloco unido. Trabalha para isso. Mas sabe que não pode entregar fácil o pleito deste ano, que é uma ponte para 2018.

Ontem o candidato peemedebista esteve na Assembleia Legislativa e colheu assinaturas de um documento elaborado a seu favor. Os deputados da bancada assinaram e demonstram que o apóiam. O documento diz que “não é pertinente apoiar, no momento, uma chapa com o PT e PCdoB”. E lembra o histórico de Zezinho nos “quesitos confiabilidade e fidelidade a Jackson Barreto”.

Será entregue ao governador com o aval da maioria do PMDB.

Ontem pela manhã o líder da Unidade na Luta, Marcio Macedo (PT), decidiu apoio do grupo a Edvaldo Nogueira. A Articulação de Esquerda também quer o ex-prefeito. Mas o presidente Regional do Partido, Rogério Carvalho, somado aos deputados Francisco Gualberto e João Daniel, acompanha o nome que JB indicar, seja Zezinho ou Edvaldo.

Jackson lança o candidato dia 27 e o PT só decide se apoia dia 06 de julho. Se o nome for de Edvaldo o PT aceita pacificamente, mas se for o de Zezinho haverá divergências e pode haver surpresas.

JB não tem se mostrado tão simpático a Marcio e a Ana Lúcia. A decisão final leva em consideração todas essas consequências, para enfim anunciar um nome que chegue ao consenso. O que será difícil.

SILÊNCIO

O governador Jackson Barreto (PMDB) mantém silêncio total sobre a pauta da reunião que fará hoje com os chamados caciques do PMDB.

Todos acham que é para tratar da sucessão municipal, mas não arriscam sobre o que.

MOVIMENTO

Os dois précandidatos que a base aliada tem para escolher um, estão animados. Zezinho esteve ontem na Assembleia para conversar com deputados do PMDB.

E Edvaldo participou de festa junina no Ibama.

POLÍCIA

Foi acesa a ‘luz amarela’ na Polícia Militar. Há uma insatisfação na classe em relação ao projeto de integração com a Polícia Civil.

O arrastão no Forró Caju, terça-feira à noite, foi sinal do ‘quase parando’ da PM.

QUEIXAS

Na terça-feira pela manhã houve reunião de associações e discutiram a questão da integração. O pessoal concluiu os militares estão prejudicados.

– A integração dá direitos ao policial civil e trabalho ao policial militar.

NADA NOVO

Marcio Macedo (PT) não disse nenhuma novidade ao anunciar ontem que apoia a chapa Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Eliane Aquino (PT) para a Prefeitura de Aracaju.

Isso já foi publicado “n” vezes por toda a imprensa.

AVALIAR

É preciso avaliar essa questão de nomes da base aliada para disputar a Prefeito. Jackson Barreto (PMDB) já avisou que anuncia o pré-candidato na próxima segunda-feira.

Marcio diz que vai anunciar apoio a Edvaldo e Eliane no dia 06 de julho.

COMO FICA

Entende-se que se JB sugerir Zezinho Sobral (PMDB) dia 27, o PT vai anunciar Edvaldo dia 06 de julho, caracterizando um confronto.

Será que saindo o nome de Zezinho o PT lança o nome de Edvaldo?

CRITICAS

Marcio Macedo não gostou do que disse o presidente do diretório municipal, Emmanuel Nascimento. Ele falou que membros do PT não votaram em Rogério para o Senado.

– Declarações como essas não ajudam o partido.

CORTE DE LUZ

Marcio Macedo revelou que recentemente a luz do diretório fora cortada. “É melhor ele [Emmanuel] se concentrar em gerir o PT”.

A irritação de Marcio demonstra que o PT vai ao confronto dia 06 de julho.

EMMANUEL

Vereador Emmanuel Nascimento (PT) disse que o Diretório Municipal sequer tem sede e faz reuniões no Diretório Estadual. Emmanuel não quis comentar o que disse Marcio.

Mas lamentou “essa posição do deputado que votei”.

DIFERENTE

Os deputados João Daniel [federal], Francisco Gualberto [estadual] e Rogério Carvalho, todos do PT, vão apoiar quem Jackson Barreto indicar para prefeito de Aracaju.

Há essa dissidência

PATRÍCIA

O PRTB também está de presidente novo em Sergipe. Quem assume é Patrícia Moura, irmã do líder do Governo Federal, André Moura (PSC).

Fica no lugar do vereador Anderson de Tuca.

LAÉRCIO

O deputado federal Laércio Oliveira (SD) está chateado com a vereadora Maria da Taiçoca, porque ela trocou de partido. Maria era sua candidata à prefeita de Socorro.

– Agora tem seu nome lembrado para vice.

EDUARDO

O senador Eduardo Amorim (PSC), provável précandidato a prefeito de Aracaju, vai aproveitar esse período junino para viajar com a família e descansar.

As pequenas férias seriam no exterior.

CONVERSAS

Aliados de Eduardo Amorim dizem que enquanto ele não anunciar sua précandidatura, não têm condições de manter conversas com outros nomes.

O PSC vinha conversando com João Alves e Valadares Filho.

APOSENTADOS

O deputado Antônio Santos (PSC) acha que a ideia da Alese pagar seus aposentados e pensionistas, não existe e não deveria estar na LDO.

Legislativo e Judiciário pensam igual sobre pagamento dos aposentados.

LAGARTO

Deputado Valmir Monteiro (PSC) recebeu, ontem, em seu gabinete os presidentes do PSDC, PSL/LIVRES e do PTB para uma conversa que incluiu Lagarto.

Os novos presidentes acham que podem contribuir com o futuro do município.

FESTEJOS

A totalidade dos municípios de Sergipe está em festa neste período junino, dentro da possibilidade financeira de cada um, mas todos indiferentes à crise.

Em ano de eleição, ninguém deixa passar o São João.

Notas

São João – Os festejos juninos esvaziaram a Câmara dos Deputados ontem. Por volta das 17h30 de o sistema eletrônico do Legislativo indicava a presença de 100 deputados na Casa. Em plenário, no entanto, só era possível encontrar dois representantes, além das taquígrafas. Os deputados retornam segunda-feira.

0x0

Tampão – Com a situação do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), vários nomes começam a aparecer para a disputa pela Presidência até 2017. O líder do Governo, André Moura (PSC) não manifesta desejo de disputá-la: “mandato tampão, de jeito nenhum”, disse ontem André ao retornar a Aracaju.

0x0

Festejos – A partir de hoje, o deputado André Moura vai circular vários municípios, parar visitar as bases eleitorais neste período de festejos juninos. Ontem ele disse que o Governo Temer começou a adquirir a confiança do setor produtivo e comemorou por ter conseguido aprovar a MP das Companhias Aéreas estrangeiras.

0x0

Reforma – O vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB) que o Brasil precisa urgentemente de uma reforma política, que inclua a clausula de barreira exclusiva e o fim das coligações. Para Machado um Governo de coalizão não serve para o País, em razão do excesso de siglas existente, que influencia na administração.

0x0

Invasão – Conversas de Whatsapp usadas para organizar invasão à Universidade de Brasília (UNB) revelam motivação homofóbica, machista e racista. “A parada é meter bala nesses caras e fazer uma chacina. Matas uns cinquenta, tudo de uma vez só”, diz um dos interlocutores, mostrando os motivos da invasão.

0x0

Safadão – A Prefeitura de Caruaru recorreu a liminar da Justiça, ontem, que suspende o show do cantor Wesley Safadão, com o argumento que “inexiste qualquer prova robusta de que o cachê do artista é apenas R$ 195 mil” e que “não consta qualquer contratação do artista no Portal da Transparência do município de Campina Grande”.

Conversando

Despesas – Eliseu Padilha lembra que “na MP da renegociação está o dever dos Estados impedirem crescimento de despesas acima da inflação”.

Alivia – A renegociação da dívida com a União não que dizer que os Estados estejam nadando em dinheiro. Serve apenas para aliviar as finanças internas.

Feijão – Para combater alta nos preços, presidente em exercício Michel Temer determina a liberação de importação de feijão.

Liberados – Deputados federais estão liberados para curtir festas juninas em seus Estados. Só voltam a trabalhar semana que vem.

Elefante – Sargento Edgar ironiza: “Tomara que não inventem de colocar um elefante para seguir a tocha Olímpica”.

Transplante – Eduardo Amorim cobra a reativação dos transplantes de órgãos em Sergipe e lembra que o Estado já foi referência na área.

Arrastão – O radialista Marcos Couto entrevistou vítimas do arrastão ocorrido logo após o término do Forró Caju.

Segurança – Segundo Jailton Santana os rodoviários ameaçam paralisar as atividades por falta de segurança nos ônibus coletivos.

Hospital – A secretária Conceição Mendonça diz que Hospital do Câncer deve ser trabalhado de forma técnica e não com os olhos políticos.

Leia também