Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

SÃO JOÃO DE ESTÂNCIA: 30 DIAS DE TRADIÇÃO, CULTURA E ARTE

Por: Jussara Assunção

A cidade de Estância realiza durante o mês de junho 30 dias de muito forró, fogo e folia – é o São João de Tradição, Cultura e Arte -; o mais cultural e tradicional São João do estado de Sergipe. E por que não dizer, o melhor e mais diversificado São João do Brasil?

A comemoração inicia na noite do dia 31 de junho com a Salva do São João, ou seja, a benção da fogueira e o hasteamento das bandeiras dos santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. É a noite de abertura dos nossos festejos juninos. Um grande Arrastão acontece todos os anos no último dia do mês de maio em comemoração a Salva do São João – que se dá a partir da meia noite -. Os festejos são coordenados pela Prefeitura de Estância, através da Secretaria de Cultura.

Na Praça Barão do Rio Branco acontece a benção da fogueira, com missa rezada pelo Padre da paróquia local e  logo em seguida  o hasteamento das bandeiras dos Santos Juninos, apresentação de vários barcos de fogo e espadas, grupos folclóricos a exemplo da batucada; além do autêntico forró pé de serra que rola durante a noite no Arraiá da Praça Barão do Rio Branco – que este ano recebeu o nome de “Arraiá Seu Enoque” em homenagem ao agente cultural, foqueteiro, cordelista e ex-vereador Enoque dos Santos. No Arraiá de Seu Enoque, tradicional Vila do Forró, visa proporcionar um mês junino em clima de aconchego familiar e  preservando nos estancianos  os costumes de um São João de raiz.

O Arrastão Cultural sai do Bairro Porto D’Áreia em direção à Praça Barão do Rio Branco e além de contar com a participação de autoridades, conta, também, com grupos folclóricos, grupos de fogueteiros, quadrilhas juninas, batucadas, repentistas, cantores, compositores e a população em geral, realizando uma linda festa ao som dos rojões das espadas.

Durante o período junino será realizado na Praça Barão do Rio Branco, apresentação de grupos folclóricos, soltura de espadas, corrida de Barco de Fogo, degustação da gastronomia típica da terra e o autêntico Forró Pé de Serra, bem como outras atividades como a FECULTART, Feira de Cultura e Arte realizada pelas escolas municipais. Nesse mês de junho a cidade de Estância de reveste de muita cor, muita música e alegria – um verdadeiro festival de costumes tradicionais a espera dos visitantes e dos turistas. Na cidade de Estância existe por parte do gestor da cidade e do povo,  o carinho e o zelo pela menuntenção das raízes culturais.

Dentro da programação do São João de Estância acontece, também, o tradicional desfile para escolha da Rainha do São João – lindas mulheres concorrem representando várias entidades particulares e públicas e a finalista recebe a faixa e a representação em eventos de Rainha do São João da cidade; os concursos de licor, melhor Comida Típica, melhor Espada, melhor Busca-pé, melhor Barco de Fogo. Segundo a Prefeitura e a secretaria de Cultura da cidade, o objetivo dos concursos é reunir os mais variados fabricantes dos produtos da cidade, com a finalidade de divulgar e aprimorar essas artes de fabricação caseiras e típicas, com seus diferentes gostos e sabores, beleza e arte. O nosso  São João é bem mais cultural valorizando as tradições da terra e os concursos estão dentro  desse portfólio cultural que de fato iniciou há pelo menos 30 anos atrás.

Em estância, além de todas essas atividades culturais quem faz muito sucesso, mesmo, é o majestoso “Barco de Fogo” considerado patrimônio cultural e imaterial do Estado de Sergipe – o show pirotécnico das espadas de fogo e o forró tradicional pé-de-serra também faz muito sucesso em nosso São João e levanta poeira até alta madrugada, levando visitantes e turistas ao delírio. Durante esse período várias redes de televisão e a imprensa escrita e virtual comparecem à cidade de Estância para registrar a beleza e os melhores lançes dessa festa diferenciada das demais cidades do país.

DIA DE SANTO ANTÔNIO – A DATA QUE SE TORNOU PARTE DO CALENDÁRIO DE COMEMORAÇÕES JUNINAS DA PREFEITURA DE ESTÂNCIA HÁ 30 ANOS ATRÁS

A cidade comemora com muito fervor o dia 13 de junho – Dia de Santo Antônio – Santo Casamenteiro e data de grande importância para os estancianos, onde não pode passar em branco, principalmente, para os moradores da Rua Nova onde tudo acontece. A verdadeira e tradicional guerra de busca-pés que atualmente, só é liberada na Rua Nova pra quem realmente curte esse tipo de brincadeira; a tradicional corrida de jegue; corrida de ovo; corrida de saco, casamento caipira, barco de fogo e outras atividades culturais. Enquanto isso, os turistas se divertem a vontade nos quatro cantos da cidade. As comemorações iniciam logo ao meio dia na Rua Nova, na residência do Senhor Adelson José de Matos, criador da festa, com a distribuição do carneiros e segue durante toda tarde com diversas brincadeiras: quebra pote, corrida de ovo, corrida de jegue, apresentação de grupos folclóricos   e a novena da trezena de Santo Antônio. A partir das 19h a Rua Nova se transforma num verdadeiro campo de batalha dos busca pés e entra madrugada a dentro. Segundo informações, a festa já acontece há cerca de 50 anos, mas, foi a 30 anos atrás que foi registrada pela prefeitura de Estância como parte do Calendário Oficial das comemorações juninas.

Outro fato que também leva a família do senhor Adelson a comemorar esta data é o aniversário de casamento de sua filha Adelisia de Souza Matos, que foi realizado numa cerimônia caipira – como a maior festa de casamento caipira de Estância. Mas as comemorações não param por ai, dia 13 encerram as novenas de Santo Antônio realizadas no Asilo Santo Antônio – trezenas tradicionais que inicia dia 01/06 até dia 13 – com missa rezada; procissão pelas Ruas da cidade, apresentação de forró pé de serra e o majestoso Barco de Fogo que faz a alegria alegria dos idosos e fiéis. Em Estância no dia de Santo Antônio é assim: O Sagrado e o Profano reunidos numa só festa – Novenário, guerra de busca pés e muito forró pelos quatro cantos da cidade.

EDIÇÃO DO FORRÓ NA ROÇA:

Esse ano, para inovar, a Secretária Municipal de Agricultura Abastecimento e Pesca da cidade lançou o Projeto Forró na Roça – várias edições estão acontecendo durante todo mês de junho em diferentes povoados. O evento acontece na Zona Rural da cidade e é recorde de público. A festa é incrementada com uma programação especial que reune barco de fogo, eleição das rainhas do São João dos povoados, trios pé-de-serra, batucadas, fogueiras, soltura de espadas e muita comida típica.

Quem vinher à Estância nas noites de São João irá desfrutar dos melhores atrativos culturais e tradicionais da cidade Jardim e Berço Cultural de Sergipe. A nossa festa não para por ai, segue até o dia 29/06 proporcionando aos nossos visitantes muita alegria, diversão e boa receptividade nos nossos hóteis e pousadas. Sejam Bem Vindos e Boas Festas!

 

 

 

Leia também