Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Encontro Nordestino de Cultura esquenta a véspera do São João (Foto: Raiane Souza)

ZéMarluce

Sergipanos e turistas de todas as idades aproveitaram a programação repleta de atrações do Encontro Nordestino de Cultura – Arraiá do Povo, nesta quinta-feira, 23, véspera de São João.  A noite foi animada pela participação de nomes do forró tradicional, como Zé Rosendo e Marluce, Silvério Pessoa e João da Passarada.

Mais uma vez no Arraiá do Povo, o pernambucano Silvério Pessoa falou sobre sua proximidade com Sergipe. “Eu me sinto em casa nessa festa que tem um diferencial de todas as outras do Brasil, por oferecer uma programação que intenciona perpetuar os artistas que trabalham com o forró matriz da tradição junina. Acho que quanto mais a política pública excluir o agente atravessador e, ao mesmo tempo, priorizar a festa não apenas como entretenimento, mas como multiplicadora da herança cultural, melhor”, afirmou.

O mesmo sentimento demonstrou o sergipano João da Passarada, que encerrou as apresentações da noite. “A cada São João a emoção é diferente, pois passamos o ano todo esperando o período junino para subir nesse palco, aqui no Arraiá do Povo. Fico muito feliz de estar sendo sempre lembrado, e poder estar aqui enaltecendo a prata da casa e a nosso cultura”, afirmou João da Passarada.

Parceiros há 45 anos, na música e no casamento, Zé Rosendo e Marluce mostraram mais uma vez esta sintonia no palco do Arraiá do Povo. “No dia de São Pedro completamos 45 anos da dupla, com muito respeito pelo público, amor pela música, seguindo com o nosso forró. A Secretaria de Estado da Cultura e o secretário Irineu Fontes, estão de parabéns por este evento bonito que é uma maravilha”, afirmou Marluce.

Nem mesmo a chuva atrapalhou a festança que abriu com a apresentação de Lucas Campelo e Trio Farrapapa, Jacaré e Trio Pantanal e Odir Caius. Na sequencia o Tablado Ari Soares sacudiu com as quadrilhas Quadrilha Renascer e Quadrilha Pioneiros da Roça, Valtinho do Acordeon, no Palco Clemilda, e a Banda de Pifano Esquenta Muié, no Coreto Ismar Barreto.

“O Arraiá do Povo é um evento bem próximo, de um público de qualidade diferente de outros. Aqui o público canta, dança, participa com a gente”, comentou vocalista de Valtinho do Acordeon, Silvio Soul. “Este é um lugar de muito destaque, que reúne muitas pessoas daqui e várias de fora do Estado. Para nós, que respiramos a cultura do período junino, é uma honra tocar na véspera de São João”, reforçou Antônio Paulo, integrante da Banda de Pífano Esquenta Muié, de Laranjeiras.

Além dos shows, o público pode aproveitar as deliciosas comidas típicas, os belos artesanatos, brinquedos infláveis para as crianças e muito mais, na Cidade do Forró Cantor Rogério. Nesta sexta-feira, noite de São João, a programação continua com Osman do Acordeon, Samba de Coco da Barra dos Coqueiros, Quadrilha Coração Nordestino, Pavio do Forró, Tuíca e a Boneca Sebastiana, Odir Caius, Quadrilha Arriba a Saia, Trio Forró Opção, Joésia Ramos e o Forró da Rabeca, e Zé Tramela.

Encontro Nordestino de Cultura

O II Encontro Nordestino de Cultura- Arraiá do Povo 2016 é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e conta com o apoio do Ministério da Cultura, Secretaria de Esporte e Turismo, Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Secretaria de Estado da Saúde, Samu, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Superintendência municipal de Transportes e Trânsito, G Barbosa, Banese e Seguradora, Fasouto e Sebrae.

Ascom / Sec. de Estado da Cultura

Leia também