25/06/16 - 22:43:26

Confirmado: Edvaldo será precandidato a prefeito indicado por Jackson Barreto

Está confirmado o que noticiou, neste sábado (24), o radialista Gilmar Carvalho em seu portal: o governador Jackson Barreto (PMDB) anuncia na segunda-feira (27) o nome do ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) como précandidato da base aliada a prefeito de Aracaju.

O anúncio será feito no período da tarde – ainda não há hora marcada – depois de nova reunião com a bancada do PMDB na Assembleia e a cúpula do partido. A decisão de Jackson fora tomada antes mesmo do encontro de quinta-feira (23) com toda a cúpula partidária, que só vazou neste sábado, depois de ter dito ao próprio Edvaldo que seria ele o nome que disputaria a Prefeitura com apoio dos partidos que formam a base aliada do Governo.

Segundo fonte bem avisada, o PMDB defende a indicação de Zezinho Sobral para vice-prefeito e formar a chapa PCdoB/PMDB, mas, na conversa que teve neste sábado (25) com o prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva e o deputado federal Pastor Jony, ambos do PRB, Jackson Barreto deixou a entender que Eliane Aquino (PT). Vai esperá-la da viagem que Eliane fez a Brasília, para conversar com ela.

Causas – O que pesou na escolha de Edvaldo Nogueira para ser o precandidato a prefeito de Aracaju pela base aliada, foi uma avaliação feita por um membro da cúpula do próprio PMDB, e acatada por Jackson, foi que se Zezinho Sobral perder as eleições a derrota foi do partido e respinga no governador.

Mas, em caso do Edvaldo Nogueira ser o candidato e não conseguir eleger-se, atinge a ele próprio e ao bloco liderado por Jackson, mas não a figura direta do governador. JB tem em mãos avaliações que colocam Edvaldo à frente dos demais candidatos, com chances de disputar o segundo turno e ganhar o pleito. Nessas mesmas avaliações, Zezinho Sobral não conseguiu atingir a dois dígitos e só estaria à frente do precandidato da Rede, vereador Dr. Emerson.

Além disso, Jackson Barreto já teria feito tudo que Zezinho Sobral e membros do PMDB teriam pedido, para melhorar a sua popularidade junto ao eleitorado, como foi o caso de deixar para junho o anuncio. Zezinho conseguiu ficar mais conhecido na periferia, mas não tanto para dar condições de que teria chances de vencer o pleito ou levá-lo para o segundo turno.

Preocupado – O encontro de Jackson Barreto com Heleno Silva e Pastor Jony ocorreu por volta das 18 horas deste sábado (25), em sua residência na praia de Atalaia. JB não disse que o escolhido era Edvaldo Nogueira, mas deixou a entender. Chegou a pedir aos dois filiados ao PRB que mantivesses conversas com o ex-prefeito.

Jackson Barreto se mostrou preocupado com a unidade do bloco, porque houve algumas resistências, que as considera sanáveis. Pediu que os dois acompanhasse o nome indicado por ele a précandidato do grupo. Heleno Silva admitiu que o nome de Edvaldo Nogueira é ‘muito forte’, porque pode ser feita uma comparação entre sua administração e do prefeito João Alves Filho (DEM), que disputará a reeleição.