Aracaju, 16 de abril de 2024

Barco de fogo reverenciado em exposição no Encontro Nordestino (Foto ascom)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
_11PainéisJuninos

O Barco de Fogo, um dos grandes patrimônios juninos do nosso Estado, ganhou uma exposição interativa no estande do Museu da Gente Sergipana, na Praça de Eventos da Orla de Atalaia durante o Encontro Nordestino de Cultura – Arraiá do Povo 2016. Promovido pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Cultura (Secult), o Encontro segue até o dia 30 de junho com 117 atrações.

A exposição tem atraído não apenas os turistas que visitam o Arraiá do Povo como também os próprios sergipanos, é o explica o educador do Museu da Gente Sergipana Makson Reis. “Por ser uma exposição interativa – que é também uma assinatura do próprio museu, trabalhar desta forma, com vídeo e jogo – tem chamado muito a atenção de quem nos visita”, garante.

Quem nos guia através de vídeo na história do Barco de Fogo é o Seu Mingo, de Estância, que atua há mais de 15 anos confeccionando a alegoria.  Após a fala dele, é introduzida de forma lúdica a personagem tia Lelê, uma professora, que explica aos seus alunos o processo de funcionamento do Barco de Fogo e os ingredientes químicos que possibilitam o seu show de faíscas.

O que é o Barco de Fogo?

O Barco de Fogo é uma alegoria pirotécnica ligada aos festejos populares do ciclo junino que só acontece na cidade de Estância, no sul sergipano. O barco tem aproximadamente um metro e é feito com madeira paraíba, papel colorido e recheado com pólvora.  Um pedaço de madeira é estendido bem no alto e é sobre ele que o barco de fogo cruza em alta velocidade, encantado a todos que o veem.

Suas primeiras citações datam de 1907, totalizando 106 anos de existência.  Criado em Estância, por Chico Surdo, é celebrado no calendário cultural do município no dia 11 de junho, data de aniversário de seu inventor.  Em 2013 foi aprovado como Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe.

Encontro Nordestino de Cultura

O II Encontro Nordestino de Cultura- Arraiá do Povo 2016 é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e conta com o apoio do Ministério da Cultura, Secretaria de Esporte e Turismo, Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Secretaria de Estado da Saúde, Samu, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Superintendência municipal de Transportes e Trânsito, G Barbosa, Banese e Seguradora, Fasouto e Sebrae.

Ascom / Sec. de Estado da Cultura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também