Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

LOUCURARTE EMOCIONA PÚBLICO NO ARRAIA DO POVO NESTE SÁBADO

Cenas da apresentação

Dizem que dançar é como sonhar com os pés, mas no caso da Companhia de Dança Loucurarte, dançar é também sonhar sobre rodas e estimular sentidos. O grupo, que é composto por pessoas com deficiências físicas ou mentais, conquistou o público na noite deste sábado, 25, no Encontro Nordestino de Cultura- Arraiá do Povo 2016, no Tablado Ari Soares. Promovido pelo Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), o Encontro segue até o dia 30 de junho com 117 atrações.

Para o quadrilheiro João Alves dos Santos, participar do Arraiá do Povo pelo segundo ano consecutivo é motivo de muito orgulho e também uma forma de levantar a bandeira da inclusão e aceitação da deficiência. “É uma honra mostrar que o cadeirante, que o deficiente, apesar de ter seus limites, pode ter também prazer em dançar”, diz.

A apresentação foi acompanhada bem de perto pelo público que ficou hipnotizado pelos movimentos da quadrilha. Visivelmente emocionada, a aposentada Maria Leal disse ter gostado de todas as apresentações vistas durante esta edição do Encontro, mas que a do grupo Loucurarte ficará gravada na memória. “Estou muito emocionada ao vê-los dançar, cheguei agora e já vim aqui na frente para não perder nada do espetáculo”, explica.

Quem também teceu elogios à Companhia foi a porteira Maria Andréa. “Muito linda a apresentação. É impossível a gente não ficar emocionada vendo a apresentação deles e a alegria nos movimentos”, fala.

Criado em 2011, o Loucurarte nasceu de um dos projetos do Ponto de Cultura Albertina Brasil por iniciativa da Associação Luz do Sol, e desde então tem participado de vários eventos municipais, estaduais e nacionais, recebendo grande destaque e prêmios. Seus integrantes são adolescentes e adultos de Aracaju, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Carmópolis, Monte Alegre, Nossa Senhora do Socorro, Simão Dias e Itaporanga D’Ajuda.

Encontro Nordestino de Cultura

O II Encontro Nordestino de Cultura- Arraiá do Povo 2016 é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e conta com o apoio do Ministério da Cultura, Secretaria de Esporte e Turismo, Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Secretaria de Estado da Saúde, Samu, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Superintendência municipal de Transportes e Trânsito, G Barbosa, Banese e Seguradora, Fasouto e Sebrae.

Ascom / Sec. de Estado da Cultura

Leia também