27/06/16 - 05:09:41

Governador festeja noite de São João no Forró Caju (Foto Victor Ribeiro)

Jackson Barreto destacou a importância do Forró Caju e do Arraiá do Povo para o fortalecimento da cultura nordestina e para o turismo

O governador Jackson Barreto esteve pela primeira vez na edição 2016 do Forró Caju, iniciado na capital sergipana no último dia 19 de junho. Ele escolheu esta sexta-feira, 24, noite de São João, para conhecer o novo formato do festejo, que ocorre na praça dos mercados centrais de Aracaju. A popular festa municipal é, ao lado do Arraiá do Povo, realizado pelo Governo do Estado na orla da Atalaia, responsável por incluir Sergipe no roteiro das principais destinos turísticos durante as festividades juninas.

Jackson Barreto destacou a importância dos dois eventos para o fortalecimento da cultura nordestina e para o turismo. “O São João é a maior expressão da alma nordestina”, disse, lembrando que o Forró Caju nasceu na praça Fausto Cardoso, em 1993, durante sua gestão como prefeito de Aracaju.

“Eu fico muito feliz. Nosso trabalho produziu efeitos e colocou Aracaju no cenário da maior festa nordestina, que é o nosso São João. Um festa que mostra nossas tradições culturais e que tem cheiro de família, que dialoga com a nossa região e com nossa expressão popular. Com a criação do Forró Caju, que hoje é essa bela festa, a gente se coloca no mesmo patamar dos grandes eventos nacionais de Caruaru, Campina Grande e Aracaju”.

Na edição de 2016, o evento foi realizado por meio de uma parceria com a iniciativa privada. Para o governador, as dificuldades exigem criatividade dos gestores na realização de ações públicas.

“Estou vindo hoje pela primeira vez, não posso ainda falar da experiência, mas acho que quando nós temos dificuldades, temos que ser criativos. Se por um lado diminui o espaço popular, você cria condições da festa se realizar. Eu quero ver primeiro para depois opinar de forma mais objetiva, mas o fundamental é não deixar o Forró Caju acabar”, pontuou Jackson Barreto.

O ex-secretário de Estado de Turismo, Adilson Júnior, acompanhou o governador durante a festa e comentou o impacto positivo dos festejos juninos na economia e turismo. “Durante todo o ano, a secretaria de Estado de Turismo participa de eventos nacionais, em vários estados, divulgando as festas juninas e nosso potencial turístico. Ficamos felizes em ver o sucesso do Arraiá do Povo e do Forró Caju este ano. Estamos com a rede hoteleira com taxa alta de ocupação. As pessoas estão vindo para nosso estado, conhecendo nossa cultura. É gratificante ver o resultado positivo de nosso trabalho”, declarou.

Na ocasião, Jackson participou das transmissões da festa ao vivo pela TV Atalaia, Xodó FM e TV Cidade.

Fonte ASN