27/06/16 - 11:02:22

Jackson Barreto acompanha mais uma noite do Forró Caju (Foto Marcos Rodrigues)

Governador relembrou criação da festa em 1993, quando foi prefeito de Aracaju

O governador Jackson Barreto marcou presença mais uma vez no Forró Caju e aproveitou a programação da festa neste domingo, 26. Acompanhado do ex-secretário de Estado do Turismo, Adilson Júnior, ele cumprimentou sergipanos e turistas que foram até a praça entre os mercados municipais para curtir o evento ou trabalhar, gerando renda extra durante os festejos juninos.

“Já participei na sexta e sábado, vim hoje e venho amanhã, afinal de contas o Forró Caju é uma festa criada quando fui prefeito. É muita paixão e amor por ver um projeto que nasceu em 1993 hoje ser um evento tão importante e que cultiva nossa tradição”, relembrou o governador, acrescentando que a primeira edição do evento ocorreu na praça Fausto Cardoso e que o local do evento foi alterado para a praça entre os mercados durante a gestão de Augusto Gama.

Jackson Barreto também recordou as apresentações de artistas que se consagram no forró, como Adelmário Coelho e Flávio José, e defendeu a manutenção do ritmo na sua forma tradicional, por meio da contratação de artistas que carreguem essa identidade cultural. O governador ainda comentou sobre o destaque turístico de Sergipe durante os festejos juninos.

“O Forró Caju e o Arraiá do Povo são, sem dúvida alguma, a grande força mobilizadora para o turismo nesses festejos juninos. Faço questão de manter nossas tradições culturais com o Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, e participando do Forró Caju. Para quem criou essa festa, que está tão bonita e grande, só peço que, por favor, mantenham nossas raízes culturais, tradições e que haja mais forrozeiros na programação dos festejos juninos”, comentou.

Durante a festa, Jackson Barreto foi cumprimentado pelo prefeito de Aracaju, João Alves Filho, o vice-prefeito, José Carlos Machado, e ainda o secretário municipal de Comunicação, Carlos Batalha. João Alves aproveitou a ocasião para declarar que o São João é uma festa tradicional e para todos aproveitarem. “Fico satisfeito e é um prazer ter o governador conosco”, acrescentou.

O ex-secretário de Estado do Turismo, Adilson Júnior, destacou que o Forró Caju se configura como uma festa mais moderna, e que o Arraiá do Povo traz uma característica mais tradicional, oferecendo, desse modo, opções para o sergipano e o turista que querem curtir os festejos do mês de junho em Aracaju.

“Como ex-secretário, fico feliz de ver o sucesso do São João de Sergipe, tanto no Forró Caju, quanto no Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia. Os hotéis estão registrando quase 100% de ocupação, e estamos vendo que o trabalho que o governo faz o ano inteiro, divulgando os festejos juninos, agora está surtindo efeito, pois a cidade está cheia e pronta para receber nossos turistas com qualidade”, declarou Adilson Júnior.

A estudante Gabriella Santana foi até a praça dos mercados municipais e disse que, mesmo com chuva, não deixa de curtir as festas. “Esses eventos sempre trazem atrações muito boas e inovam. Já fui para o Arraiá do Povo, na Orla, e achei a festa muito organizada e limpa”, disse, complementando que já convidou familiares da Bahia para curtir os festejos juninos em Sergipe.

E por falar em chuva, quem aproveita a mudança climática para faturar renda extra é o vendedor Marcelo de Oliveira, que comercializa guarda-chuvas. Ele conta que consegue garantir entre R$ 1000 e R$ 1.500 durante o período junino, e que, mesmo se a água não cair, ele tem outra maneira ganhar dinheiro: vendendo chapéus.

Já Genivaldo Aragão aproveita as noites de festa para vender bebidas. “Gosto dessa época de São João e, para mim, é a melhor do ano. Tem forró, comidas típicas, vários dias de festa e, além de trabalhar, também aproveito o evento. Ou seja, dá para fazer as duas coisas”.

A funcionária pública Violeta Ferreira também diz gostar muito do São João e que essa época é a preferida do sergipano. “Estou aproveitando tudo aqui, mas também vou marcar presença no Arraiá da Orla, pois a festa é boa e tranquila”.

Ascom ASN