27/06/16 - 15:05:17

Sustentabilidade: aprenda a descartar toners e cartuchos (Foto divulgação)

Nas últimas décadas descobrimos que o planeta está prestes a entrar em colapso. Nossos carros poluem o ambiente, as árvores que nos dão oxigênio são cada vez mais escassas, animais estão entrando em extinção, e produzimos mais lixo do que deveríamos – e em breve vai faltar espaço para descartar tantos resíduos. Uma maneira de diminuir o impacto que o nosso lixo provoca no meio ambiente é a reciclagem, mas para que ela seja possível é necessário que a gente faça o descarte corretamente.

É necessário que a gente separe o lixo seco do orgânico, mas mais do que isso também devemos ter cuidado com o descarte do lixo eletrônico – inclusive os toners e cartuchos que usamos com frequência nos escritórios. Não basta jogar no lixo e torcer pelo melhor, até porque os toners e cartuchos possuem resquícios de tinta e toner que podem provocar sérios danos ao solo.

Para dar o destino correto aos seus toners e cartuchos, fique de olho nas nossas dicas. E não deixe de colocá-las em prática!

Use os programas de reciclagem dos fabricantes de toners e cartuchos

A grande maioria das empresas fabricantes de toners e cartuchos possuem programas de reciclagem próprios. Visite o website da empresa que faz os seus toners e verifique como funciona: quem usa Toner Lexmark como esses, por exemplo, pode fazer parte do Programa de Coleta de Cartuchos Laser Lexmark gratuitamente. Nesse programa, você embala o toner após o uso e pode solicitar a coleta do material quando tiver cinco ou mais toners vazios. A empresa busca no endereço informado na data solicitada, e o material dá origem a novos produtos.

Outros fabricantes também possuem postos de coleta em lojas parceiras, portanto se você não deseja esperar, pode deixar seus toners vazios nos endereços indicados.

Use os serviços de coleta especializada

Existem iniciativas públicas e privadas de coleta de lixo eletrônico. Um dos mais populares é o Descarte Certo, que busca o material no endereço que você informar para dar o destino correto para o seu lixo. Esse serviço está disponível mediante uma pequena taxa. Porém muitas prefeituras possuem programas semelhantes, que operam de maneira gratuita. Procure a prefeitura da sua cidade e informe-se sobre a melhor maneira de descartar seu lixo eletrônico.

Em último caso, descarte seu toner junto com outros materiais plásticos

Caso nenhuma das alternativas acima se encaixe nas suas necessidades, a última alternativa é descartar seus toners e cartuchos usados no lixo especial para materiais plásticos. Não é ideal, mas é melhor  que descartar no lixo comum.

Aline Matos

Assessora de Imprensa (Link Builder)