Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Evite os problemas de coluna na infância (Imagem: reprodução pixabay)

baby-623417_640

Os hábitos das crianças estão cada vez mais automatizados e sedentários, pois muitos ficam horas na frente da TV, do computador ou do tablet sentados de forma incorreta. Isso pode trazer problemas sérios para a coluna dos pequenos e irreversíveis para a vida adulta. É possível perceber alguns sinais e corrigir antes que seja tarde, ou seja, cuidar da postura dos pequenos desde cedo pode evitar uma futura cirurgia.

A má postura também está presente no ambiente escolar, pois a criança passa a maior parte do seu tempo na sala de aula e acaba se acostumando a sentar-se de forma totalmente desalinhada. Para corrigir esse problema os pais precisam acostumar as crianças a sentar de forma correta em casa. O ideal é que os pés estejam sempre apoiados por inteiro no chão e a coluna reta. Nas atividades no chão, mesmo que a perna esteja cruzadas a coluna precisa estar alinhada. Na escola as crianças também deveriam ser orientadas pelos professoras na sala e os de educação física, mas o primeiro passo é em casa.

Outro fator que atinge muitas criança durante sua formação é a mochila, que muito pesada torna-se uma um item agravante para os problemas de coluna na infância. O ideal é que a mochila tenha apenas 10% do peso da criança, mais que isso já pode comprometer a coluna. Se o peso é inevitável os pais devem optar por mochilas de rodinhas. A mochila nas costas precisa estar alinhada com a cintura da criança com alças não muito longas e não tão curtas.

Os problemas ortopédicos atingem não apenas a coluna da criança, mas também os pés, pernas e coxas. Um fator responsável pelo bem estar de toda parte ortopédica são os calçados infantis. O calçado ideal deve oferecer o máximo de conforto no pé da criança com uma pisada firme, os tênis infantis são os mais indicados por conterem melhor essas características. Dê preferência aos modelos com palmilhas anatômicas, como esses, pois possuem um material em que se ajustam perfeitamente aos pés e ao tipo de pisada do pequeno.

Além de problemas posturais, mochila pesada e os calçados infantis errados, outro fator que contribui para os problemas na coluna da criança é a obesidade infantil, pois o excesso de peso sobrecarrega a coluna que ainda está em formação. Os pais precisam ficar atentos à alimentação dos pequenos e incluir exercícios no dia a dia. Passeios de bicicleta ou caminhadas no parque no final de semana, jogos dinâmicos no videogame que estimulam os participantes do jogo a dançarem ou simular a prática de um esporte como o pingue pongue, por exemplo, ajudam as crianças a se movimentarem.

Dessa forma, precisamos levar aos pequenos novos hábitos a fim de uma qualidade de vida melhor. Muitos adultos sofrem de diversos problemas – não apenas ortopédicos – por causa de uma má formação na infância. Cabem aos pais administrarem uma rotina saudável aos pequenos para que desenvolvam naturalmente hábitos saudáveis.

Aline Matos

Assessora de Imprensa Link Builder

Leia também