28/06/16 - 07:22:38

Samu registra mais de mil chamados no feriado prolongado (Foto ascom)

Do total de atendimentos com necessidade real de envio de viaturas ao local da ocorrência, 15 foram realizados por motolâncias, 390 por Unidades de Suporte Básico (USB) e 113 por Unidades de Suporte Avançado (USA)

Responsável pelos atendimentos de assistência pré-hospitalar na Rede Estadual de Saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) registrou 1.165 aberturas de chamados para o serviço no feriado prolongado de São João (de 23 a 25 de junho).

“No período foram 27 atendimentos que finalizaram com orientações médicas, 179 trotes e ainda 959 solicitações com envio de viaturas”, explica a superintendente do Samu 192 Sergipe, Glícia Ramos.

Do total de atendimentos com necessidade real de envio de viaturas ao local da ocorrência, 15 foram realizados por motolâncias (veículos sobre duas rodas que garantem eficácia no tempo resposta à assistência pré-hospitalar), 390 por Unidades de Suporte Básico (USB) e 113 por Unidades de Suporte Avançado (USA).

“Dentre os atendimentos considerados de causas externas, foram 28 quedas de motocicletas, 30 atendimentos a pacientes vítimas de quedas de altura ou da própria altura, 34 atendimentos por colisão e 16 por agressão física”, destaca Glícia Ramos.

Queimaduras

Durante o feriado, foram contabilizados sete atendimentos a pacientes vítimas de queimaduras.

“Os atendimentos variam entre pacientes vítimas de queimaduras por fogos de artifícios, acendimentos de fogueiras ou até mesmo no preparo de alimentos. Os casos de menor gravidade foram encaminhados aos Hospitais Regionais. Já os casos de média e alta complexidade, ou os considerados como “grandes queimados”, foram enviados ao Hospital de Urgências de Sergipe, após avaliação do Complexo Regulatório Estadual”, avaliou Glícia Ramos.

Forró Caju e Arraiá do Povo

Desde o dia 17, acontecem as festas juninas de Aracaju (Arraiá do Povo e Forró Caju). Até a noite de ontem, 26, foram contabilizados 493 atendimentos, sendo 60 no Arraiá do Povo na Orla de Atalaia e 433 no Forró Caju (região dos mercados centrais).

“Para a realização dos atendimentos foram montados Postos Médicos Avançados nas duas festas. Eles são compostos de todos os materiais necessários para estabilizar qualquer paciente no próprio local. Apenas os casos de maior gravidade foram removidos para as unidades hospitalares”, ressaltou a gestora do Samu 192 Sergipe.

Sobre remoções, foram contabilizados 20 de pacientes provenientes do Forró Caju, e apenas, três do Arraiá do Povo.

Fonte SES