28/06/16 - 10:38:57

Samu atua em todas as noites do Encontro Nordestino de Cultura (Foto ascom)

Com o intuito de garantir a segurança das pessoas que visitam o Encontro Nordestino de Cultura, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, atua todos os dias na Orla de Atalaia com um posto médico avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), no interior da festa.

Composto com todos os materiais necessários para estabilizar qualquer paciente no próprio local, o posto médico do Encontro Nordestino de Cultura registrou cerca de 65 ocorrências até o dia 27 de junho.

Segundo o médico responsável pelo posto médico avançado, Rodrigo Lima, uma média de 8 pacientes são atendidos por dia. “A maioria de ocorrências são de baixa gravidade, como mal-estar, dores no corpo, consumo excessivo de álcool, entre outras”afirma o médico.

Todos os dias o posto conta com 6 profissionais preparados para auxiliar em caso de qualquer emergência, sendo um médico responsável pelo posto médico, uma enfermeira, três técnicos e um condutor de ambulância. A estrutura de saúde também conta com um veículo da Samu, que não só atende a festa, como também toda a região

próxima.

Em casos de emergência, Rodrigo Lima conta que a central de apoio está pronta para mandar mais viaturas para o auxiliar no atendimento.

“Nós acolhemos o paciente, verificamos o grau de ocorrência e, dependendo da gravidade do problema, nós entramos em contato com a coordenação da Samu para o encaminhamento do paciente para uma unidade hospitalar”, conta o médico, salientando que os casos mais graves aconteceram dos arredores da festa.

Ações

Testes Rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites também estão sendo disponibilizados pelo Programa Estadual IST/Aids, através da “Unidade Móvel Fique Sabendo”. Os testes são gratuitos, rápidos, seguros e estarão sendo realizados pela última vez, nesta edição do Encontro Nordestino de Cultura, no dia 29.

Também está sendo realizada a distribuição de preservativos masculinos e femininos, bem como gel lubrificante, porta-camisinha e material educativo, durante todos os dias de festa.

Encontro Nordestino de Cultura

O II Encontro Nordestino de Cultura- Arraiá do Povo 2016 é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e conta com o apoio do Ministério da Cultura, Secretarias de Esporte e Turismo, da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Saúde, Samu, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Superintendência municipal de Transportes e Trânsito, G Barbosa, Banese e Seguradora, Fasouto e Sebrae.

Ascom / Sec. de Estado da Cultura