Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Seed e SSP se reúnem com diretores da DEA contra a violência (Foto: Eugênio Barreto)

_EBP0895

A superintendente Executiva da Secretaria de Estado da Educação, Marieta Barbosa, juntamente com o delegado geral da Polícia Civil, Alessandro Vieira, e o diretor do Denarec, Flávio Albuquerque, reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 27, no auditório da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), com diretores de escolas circunscritas a essa diretoria.

O encontro teve como objetivo dar aos gestores escolares orientações sobre como agir em caso de violência nas escolas. Durante a reunião, a superintendente ouviu as demandas dos diretores e encaminhou algumas soluções. A ocasião foi de intenso debate, momento em que os diretores expuseram livremente suas opiniões sobre a situação da segurança nas unidades de ensino que eles dirigem.

“Esse é o resultado dos esforços das duas secretarias, visando ao enfrentamento à questão da violência, que é um problema de toda a sociedade. Temos que ampliar esse debate. Estamos diuturnamente com a SSP trabalhando para tornar a escola um ambiente seguro e saudável para os alunos estudarem”, disse Marieta Barbosa.

Para a Seed, o enfrentamento também terá que envolver a sociedade civil, desde as igrejas, associações comunitárias, grêmios estudantis, associação de pais aos conselhos tutelares e escolar. “Temos que combater a violência em aliança inseparável e de mãos dadas com a sociedade”, aponta Marieta.

A coordenadora do Serviço de Educação em Direitos Humanos da Seed (SEDH), Josevanda Franco, destacou a necessidade do encontro para instrumentalizar os gestores com orientações sobre a violência nas escolas.

Além disso, ela destacou que a Seed vai implantar a Identidade Estudantil. “A Secretaria da Educação vai prover todas as escolas, então alunos e professores terão suas carteirinhas de identificação para ter acesso às dependências internas da escola”, explicou.

Um dos pontos citados na fala dos diretores foi a implantação da vigilância terceirizada. A superintendente da Seed declarou que em breve será realizada uma reunião com todos os vigilantes terceirizados, no sentido de melhorar o trabalho desenvolvido por eles.

Parceria

O delegado geral da Polícia Civil, Alessandro Vieira, destacou a importância da parceria entre a Seed e a SSP. “São entidades essenciais para que a sociedade possa dar um salto na sua qualidade de vida no futuro dos jovens. É importante mostrar para os profissionais de educação que a SSP tem como prioridade absoluta o atendimento a esse tipo de ocorrência que envolva a vida da escola”, afirmou.

A diretora do Colégio Estadual José Rolemberg Leite, Adriana Ventura, destacou que “essas medidas que foram propostas hoje vão solucionar boa parte dos nossos problemas em relação à segurança. A gente precisa de orientação de como agir. O gestor educacional precisa de determinadas orientações. Tenho certeza de que irá melhorar muito”.

Presenças

Também estiveram presentes à reunião a diretora da DEA, Lúcia Góis; a diretora do DED, Gabriela Zelice; o diretor do DASE, Fábio Leite; e o diretor da Ascom, Elton Coelho.

Assessoria de Comunicação da SEED

Leia também