29/06/16 - 15:37:34

JACKSON COMEMORA SUCESSO DO ENCONTRO NORDESTINO CULTURA

 

A véspera de São Pedro foi aquecida pelas fogueiras espelhadas nas ruas da cidade e por muita música no Encontro Nordestino de Cultura – Arraiá do Povo. Nesta terça-feira, 28, o Governador do Estado também esteve na Praça de Eventos da Orla de Atalaia para apreciar o evento. Jackson Barreto, disse estar muito satisfeito com o Encontro, sobretudo, por comprovar a satisfação do público.

“Este é um encontro da cultura popular, que prestigia as nossas tradições. Estou vendo todos felizes, os turistas, as famílias, todos os visitantes, por conta do ambiente de paz, de segurança, alegria, pela organização e pelo grande brilho que a Secretaria de Estado da Cultura deu a esta festa. O que eu acho mais importante dos festejos juninos aqui na Orla é a preservação da nossa cultura popular. Aliás, eu disse ao secretário Irineu Fontes que ele tinha uma missão, que era realçar e colocar a cultura popular no seu devido lugar, resgatando as nossas tradições culturais e as nossas raízes. E esta missão está sendo cumprida nestes festejos”, declarou o Governador.

Para agitar o público o Palco Clemilda recebeu os show de Cassiano e Banda Só Forró, Luiz Rodrigues e Retalhos Nordestinos, Balança Eu e Os Gonzagas. “É muito legal se apresentar aqui, pois Aracaju é uma cidade que já abraçou os Gonzagas. Este lugar respira muito a cultura do nordeste. As quadrilhas, a decoração com as bandeirinhas, tudo conspira para que a gente se sinta em casa. Amamos estar aqui, é uma alegria imensa”, garantiu o vocalista da banda, Felipe Alcântara.

O vocalista e sanfoneiro, Yuri Gonzaga, da banda paraibana, que tem viajado por todo o país, falou também sobre a expressividade do período junino. “O São João tem esta energia imensa que a gente pega no ar, não dá nem para descrever. Sentimos o carinho muito forte do público nesse período junino e por onde passamos, percebemos que as pessoas são muito abertas para a cultura nordestina”, acrescentou.

Para o vocalista da Balança Eu, Alberto Marcelino, a apresentação no Encontro, foi ainda mais importante. “Hoje é um dia mais que especial, pois, depois de 11 anos de trabalho, estamos gravando aqui o nosso primeiro DVD. Para isso trouxe um repertório especial baseado nos grandes mestres, entre eles, artistas sergipanos. O Arraiá do Povo é especial porque aqui só toca o verdadeiro forró. Acho que qualquer artista sergipano se sente muito bem em tocar neste palco, pois a gente espera o ano todo para isso”.

A festa contou ainda com a apresentação das quadrilhas juninas, Meu Sertão e Apague a Fogueira, além de Odir Caius e Trio Forró Simpatia do Nordeste no Coreto Ismar Barreto. Já na pista da Cidade do Forró Cantor Rogério o batuque tomou conta com os cortejos do Samba de Coco São Benedito, de Santo Amaro das Brotas, a Batucada Buscapé, de Estância e com o grupo de percussão Burundanga, de Aracaju.

Com 30 anos de tradição, a Batucada Buscapé, trouxe um casal de bonecos gigantes para a sua apresentação. “É muito emocionante se apresentar no Arraiá do Povo, pois já virou uma tradição para nós estarmos neste evento e principalmente, pelo carinho que recebemos do público”, disse a coordenadora do grupo, Kátia Regina Assunção. “É muito gostoso se apresentar aqui, é alegre e o povo aplaude muito a gente”, reforçou dona Maria José de Oliveira, mestre do Samba de Coco.

O festejo junino está chegando ao fim, mas ainda dá tempo de aproveitar os últimos dias para dançar o autêntico forró nordestino até o dia 30 de junho no Arraiá do Povo, e assistir a grande final do Concurso de Quadrilhas do Gonzagão, no dia 1º de julho. Nesta terça-feira, 29, é a vez do Trio Coração do Nordeste e Josivan do Forró, Pisa Pólvora de Estância, Quadrilha Pisa na Brasa, Antônio Carlos Du Aracaju, Odir Caius, Quadrilha Xique-Xique, Sergival e Geraldinho Lins.

Encontro Nordestino de Cultura

O II Encontro Nordestino de Cultura- Arraiá do Povo 2016 é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e conta com o apoio do Ministério da Cultura, Secretaria de Esporte e Turismo, Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Secretaria de Estado da Saúde, Samu, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Superintendência municipal de Transportes e Trânsito, G Barbosa, Banese e Seguradora, Fasouto e Sebrae.

Ascom / Sec. de Estado da Cultura