30/06/16 - 05:01:21

Projeto promove confecção de documentação básica para internos do Copemcan (Foto ascom)

Nesta etapa, a equipe do projeto, formada por servidores da assistência social, fizeram o registro fotográfico em 3×4 de 65 internos para confecção de carteira de identidade

Na manhã desta terça-feira, 28, o projeto Identidade Cidadã, da Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc), foi desenvolvido no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão. A iniciativa tem objetivo de confeccionar documentação básica para internos do sistema prisional.

Nesta etapa, a equipe do projeto, formada por servidores da assistência social, fizeram o registro fotográfico em 3×4 de 65 internos para confecção de carteira de identidade. Segundo o funcionário Romildo Conceição de Jesus, este documento é o primeiro a ser viabilizado nas unidades prisionais, por isso é o que está mais adiantado no atendimento.

Para a confecção das certidões de nascimento, os dados coletados são enviados para o Cartório do 5º Ofício, quando se trata de interno natural de Sergipe. Se o detento for de outro estado, as informações dos presos são enviadas para o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil (Recivil) em Minas Gerais, onde a instituição realiza a busca por informações dos presos.

“A Certidão de Nascimento está um pouco demorada pelo processo das pesquisas que a instituição realiza em vários estados, pois temos presos de várias unidades federativas. Quanto às carteiras de identidade, assim que são confeccionadas, nós deixamos um aviso na portaria para que os visitantes tenham conhecimento e possam buscar em nossa sala. A importância deste projeto é que é um passo para a ressocialização do preso”, disse Romildo Conceição de Jesus.

Fonte ASN