30/06/16 - 15:07:16

Secretários de Educação de todo o país estão em Aracaju (Foto Maria Odilia)

Secretários de Educação de todo o país participam, em Aracaju, da II Reunião Ordinária do CONSED

A plenária terá ainda a participação de secretários do Ministério da Educação

O Estado de Sergipe sedia nesta quinta-feira, 30, e sexta-feira, 1º, a II Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em 2016. Pela primeira vez realizada em Aracaju, a plenária foi aberta na manhã desta quinta-feira pelo secretário de Educação de Sergipe, Jorge Carvalho, e pelo presidente do Consed, Eduardo Deschamps, secretário de Educação de Santa Catarina.

Representando o governador do Estado, o secretário Jorge Carvalho desejou boas-vindas aos integrantes do Consed e afirmou que o encontro pretende debater e dar encaminhamentos às pautas e demandas que têm sido elaboradas e discutidas nacionalmente pelos secretários de Educação.

“É uma honra para o Governo de Sergipe recepcionar esse encontro, pois aqui trataremos de temas importantes para a formulação de novas políticas educacionais para o país e esperamos que esses dois dias de discussões sejam bastante proveitosos e produtivos”, declarou Jorge Carvalho, anfitrião do evento.

Os integrantes do Consed foram agraciados logo após a abertura dos trabalhos com uma pequena mostra musical da Orquestra Jovem de Sergipe, composta por estudantes do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, a qual apresentou peças de Tchaikovsky e Villa-Lobos.

Antes do início das discussões do primeiro dia da Reunião Ordinária do Consed, a coordenadora de Projetos do Instituto Natura e responsável pelo desenho da nova estrutura de governança, Carolina Ilidia, apresentou os detalhes do novo modelo de diretoria do Conselho, com novos cargos.

“É um momento muito importante para o Consed, quando teremos a posse dos novos diretores, escolhidos na última reunião e hoje apresentados oficialmente, e ainda a participação significativa de parceiros do Consed, que têm nos dado um apoio fundamental para que possamos avançar em nossas ações, como a UNDIME e os institutos Natura e Ayrton Senna, dentre outros”, frisou o presidente do Conselho, Eduardo Deschamps.

Ainda de acordo com Deschamps, o Consed tem mudado de patamar em relação ao seu protagonismo na educação brasileira, tendo em vista a importância dos temas discutidos pelo Conselho.

Devolutivas

Em seu segundo momento, a Reunião Ordinária discutiu os resultados dos Grupos de Trabalho (GTs) do Consed. A primeira devolutiva tratou do financiamento da educação e contou com as participações dos secretários de Estado da Educação do Espírito Santo e de Pernambuco, Haroldo Corrêa e Fred Amâncio, respectivamente.

O secretário de Educação de Pernambuco apresentou ainda o “Estudo de custos de escolas em tempo integral de Pernambuco”. De acordo com Amâncio, a primeira experiência de escola em tempo integral foi feita em Pernambuco, estado no qual 43% da rede de ensino é composta de escolas em tempo integral.

“O grande objetivo do estudo é discutir não apenas os custos, mas também os resultados financeiros, pois o índice de reprovação, por exemplo, certamente causa um impacto financeiro, e a educação em tempo integral tem reduzido consideravelmente esse índice”, afirmou o secretário Fred Amâncio.

Os princípios pedagógicos e de gestão das escolas em tempo integral foram apresentados em um outro estudo pelo diretor-presidente do Instituto Natura, David Saad. A instituição é parceira do Consed na elaboração de projetos.

Avaliação

Outro ponto fundamental tratado durante a Plenária foi a discussão das principais diretrizes do Grupo de Trabalho de Avaliação. Conduzida pelo secretário de Educação de Pernambuco, e também pelo secretário de Educação do Ceará, Idilvan Alencar, a devolutiva abordou as ferramentas de avaliação da educação básica.

Para encerrar os trabalhos da manhã, o pesquisador do Insper – uma  instituição sem fins lucrativos, dedicada ao ensino e pesquisa nas áreas de negócios, economia, direito e engenharia – , Ricardo Paes de Barros, fez uma apresentação do Diagnóstico dos sistemas estaduais de avaliação, um dos produtos desenvolvidos pelo GT de Avaliação do Consed.

A II Reunião Ordinária do Consed segue na tarde desta quinta-feira, com uma sessão solene que terá a presença do Ministério da Educação e da equipe técnica das secretarias do MEC.

Ainda no período da tarde, o secretário Jorge Carvalho fará uma apresentação da gestão da rede estadual de ensino empreendida pela Secretaria de Estado da Educação (SEED).

Consed

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), fundado em 25 de setembro de 1986, tem como propósito congregar, por intermédio de seus titulares, as secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal.

Sua finalidade é promover a integração, articulação e mobilização das secretarias de educação, visando à melhoria do ensino público no Brasil, defendendo a educação básica, universal e de boa qualidade como pressuposto fundamental de desenvolvimento social e econômico.

Assessoria de Comunicação da SEED