30/06/16 - 15:54:58

Professores do Programa Academia da Cidade são capacitados (Foto: Ascom)

Visando a capacitar os professores que atuam no Programa Academia da Cidade, na manhã desta quinta-feira, 30, a Prefeitura de Aracaju (PMA) por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou uma roda de conversa sobre violência interpessoal e auto provocada. A ação promovida pela Coordenação de Promoção à Saúde (Cops) e pelo Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva), aconteceu no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), no Siqueira Campos, e reuniu os profissionais dos 24 polos do programa.

De acordo com a coordenadora do Cops, Lidiane Oliveira, essas capacitações são realizadas mensalmente com diferentes temas e cumprem o papel de aproximar os profissionais aos temas que são corriqueiros nas atividades diárias que eles desempenham nos polos. “Entendemos que é necessário discutir as questões que envolvem violência porque é uma realidade diária nas comunidades. Nossa intenção é fazer com que os nossos profissionais levem esses debates para seus territórios e a partir disso façam o trabalho de observação para poder atuar na prevenção dos casos”.

Para Daniela Monteiro, professora do polo do conjunto Orlando Dantas, ações como essa proporcionam um maior aprendizado, fazendo com que seja desenvolvido um olhar mais atento aos alunos. “O ponto chave da capacitação de hoje foi nos fazer entender que os casos de violência acontecem todos os dias, muitas vezes ao nosso lado, e não percebemos. A partir do que a gente aprendeu aqui, nós poderemos visualizar melhor determinadas situações”, afirmou.

A referência técnica do Nupeva, Tammy Ribeiro, explicou que esses espaços de debate fazem parte de um trabalho de sensibilização que é feito pelo núcleo sobre os temas que envolvem grupos vulneráveis. “Acreditamos que é preciso esclarecer os temas que atingem diretamente as pessoas em vulnerabilidade social, tratando a violência, principalmente a autoprovocada, notificando com antecedência para poder prevenir que casos continuem acontecendo”, destacou.

Fonte: AAN