Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Brigada Itinerante contra Aedes já visitou 70% dos municípios sergipanos (Foto SES)

4ea5f9badd3d89fcc2a34616e5ea4822

Estatística corresponde a 53 dos 75 municípios do estado

A Brigada Itinerante do Estado contra o mosquito Aedes aegypti realizou o balanço das atividades realizadas durante o primeiro semestre deste ano, e atestou que 70% dos municípios sergipanos já foram visitados pelos agentes nesse primeiro semestre de 2016, o que abrange 53 dos 75 municípios.

“Alguns desses municípios já receberam nossos brigadistas mais de uma vez, porque houve necessidade de retorno. Precisamos estar atentos aos nossos indicadores, avaliando diariamente para poder intervir, em parceria com os municípios, a fim de evitarmos surtos ou até mesmo epidemias. O maior problema enfrentado por um agente de endemias ainda é o imóvel fechado ou a recusa da visita por parte do morador. Isso dificulta a checagem e confirmação da presença do mosquito no imóvel”, afirmou a gerente do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde, Sidney Sá.

Para o diretor geral Adriel Alcântara, o momento é de avaliação e de colher bons resultados do trabalho da Brigada Itinerante. “É uma atividade cansativa, mas muito gratificante. Os agentes educam pessoas sobre o mosquito. Recebemos diariamente telefonemas de gestores e prefeitos dos municípios agradecendo pelo trabalho que é realizado nas comunidades”, enfatizou.

O agente de endemias José Augusto Sacramento Júnior, graduado em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), é professor do ensino médio na rede estadual e também atua nos turnos da manhã e tarde visitando os domicílios em vários municípios para levar informações sobre a Dengue e outras doenças virais. “Sinto-me realizado em poder orientar, informar e tirar dúvidas da população que sabe muito pouco sobre doenças tão sérias como a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus”, disse Augusto.

Fonte SES

Leia também