Aracaju, 29 de março de 2024

CENÁRIO POSTO, TRABALHO DOBRADO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Os précandidatos à Prefeitura de Aracaju estão postos: Edvaldo Nogueira (PCdoB), Valadares Filho (PSB) e João Alves Filho (DEM). João ainda não se manifestou, mas deixa claro que disputa a reeleição. O senador Eduardo Amorim (PSC) está viajando e deve anunciar em julho se vai ou não ao pleito como candidato a prefeito.

Tem também, muito em silêncio, o vereador Dr Emerson (Rede) cuja précandidatura a prefeito corre apenas entre alguns poucos usuários das redes sociais. Provavelmente o cenário está montado, mesmo que as conversas para organização das alianças ocorram de forma intensa nos bastidores, como é de praxe. Aparentemente deve polarizar João Alves e Edvaldo o que contraria a Valadares Filho.

Valadares acha que são três candidatos fortes, mas sem terceira via. Concorda que a disputa será entre os melhores colocados junto ao eleitorado e não se sente fora desse contexto. Tem conversado muito e pode conquistar o PDT e o PRB para apoiá-lo. Anima-se, já que tem consolidada a aliança com o PSD.

O PDT não acompanha a base aliada porque tem como principal adversário, na disputa pela Prefeitura de Socorro exatamente, o PCdoB, junto ao PMDB. Já o PRB sente que a escolha de Edvaldo contempla lideranças de outras siglas da base para o pleito de 2018. Heleno Silva pretende disputar o Senado e se viu abandonado.

Já João Alves Filho tem conversado muito. Seus aliados falam em surpresas. Apesar do silêncio, João esbanja otimismo e euforia para continuar prefeito.

NÃO PROCEDE

O governador Jackson Barreto (PMDB) diz que não procede a informação de que tenha recebido telefonema da presidente Dilma para indicar Edvaldo Nogueira a prefeito.

– O último contato que tive com Dilma foi no dia da votação do impeachment.

PRECATÓRIO

Em Sergipe o caso dos precatórios – motivo de prisões ontem em vários Estados – também funciona de forma um pouco diferenciada.

Compram-se precatórios a preços de banana, para resgatá-los em seu total.

É ABERTO

Caso haja uma investigação sobre isso, chega-se a pessoas de influência na política e que hoje vive exclusivamente da compra de precatórios.

Não precisa ir muito longe para chegar a isso…

INAUGURAÇÃO

A obra que a Prefeitura realiza no calçadão da 13 de Julho teve inauguração transferida para o dia 13 de julho próximo. As chuvas atrasaram a entrega da obra em 10 dias.

Será entregue pela secretária da Ação Social, senadora Maria do Carmo Alves.

SEM JOÃO

A partir de agora o prefeito João Alves Filho (DEM) está impedido de entregar obras, em razão da lei eleitoral. É que faltam três meses para a realização do pleito.

A partir de agora as obras serão inauguradas por D. Maria.

VINÍCIUS

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Vinícius Porto (DEM), intermedia um encontro entre os prefeitos Fábio Henrique (PDT) e João Alves Filho (DEM).

Sugere troca de apoio em Socorro e em Aracaju.

PARA VICE

Segundo fonte bem avisada, Paulo Henrique teria perguntado a Vinícius se João daria a vice em sua chapa à sua mulher, deputada Silvia Fontes (PDT).

João teria respondido a Vinícius que a questão da vice não trata agora.

É BOATO

Consultado, o prefeito de Socorro, Fábio Henrique, disse que ainda não teve como falar com Vinicius Porto e que até agora “não marcamos nada”.

Quanto a Silva para vice, disse: “não tratamos sobre nada, portanto é boato”.

NÃO PLEITEIA

Segundo Fábio Henrique, a deputada Silvia Fontes (PDT) não pleiteia ser candidata à vice-prefeita de nenhum dos candidatos.

– Ela quer exercer o mandato de deputada até o final, disse.

CONVERSA

Fábio Henrique, entretanto, conversou terça-feira à noite com Valadares Filho (PSB), précandidato a prefeito de Aracaju. A conversa foi ‘quase decisiva’.

Amanhã os dois voltam a conversar para avançar nos entendimentos.

JUNTOS

Sargento Vieira diz que os diretórios estadual e municipal do PDT vão decidir juntos sobre quem o partido vai apoiar para a Prefeitura de Aracaju.

– Ainda essa semana será batido o martelo, disse Vieira.

EDUARDO

Dentro do PSC ficou certo que o partido só vai decidir sobre candidatura dentro de mais 15 dias sobre candidatura própria a prefeito de Aracaju.

Pode decidir também com quem fica…

VIAGEM

Entre pré-candidatos a vereador pelo PSC&Cia, há reclamações sobre a viagem que o senador Eduardo Amorim fez neste período junino, para descanso.

Os candidatos estranharam a viagem.

CONVERSA

Edvaldo Nogueira (PCdoB), précandidato a prefeito de Aracaju pela base aliada, teve uma conversa com Eliane Aquino (PT), sua provável companheira de chapa.

Eliane defende um trabalho maior pela inclusão social.

ESTÁ BEM

Edvaldo Nogueira disse que está tudo bem e ‘feliz’ com o consenso que se deu em torno da sua précandidatura e por sentir o engajamento de todos.

– Além disso, há o consenso do PT em torno do nome de Eliane a vice.

ESTRATÉGICO

O PRB recuou estrategicamente para reavaliar a sua decisão sobre apoio a candidato a prefeito de Aracaju, em razão de interesses de 2018.

A impressão é que o partido foi isolado para o pleito de 2018.

BRASÍLIA

Hoje e amanhã, em Brasília, o deputado pastor Jony participa da reunião da Direção Nacional do PRB sobre a posição do partido nas eleições nacionais.

Quando retornar a Aracaju relata as decisões da reunião.

ZEZINHO

O ex-secretário da Saúde Zezinho Sobral (PMDB) digeriu bem a indicação de Edvaldo Nogueira para disputar a Prefeitura de Aracaju.

Ele já havia dito que acompanharia a decisão de Jackson Barreto.

DE FORA

O PMDB ficou de fora da disputa majoritária deste ano, mas já tem nomes ouriçados para a eleição de 2018, quando o partido pretende as melhores posições.

Zezinho – anotem – voltará a ser lembrado no pleito estadual.

Notas

Críticas – O Sindicado dos Servidores da Procuradoria de Justiça de Sergipe criticou o número de concursados nomeados para ocupar cargos no órgão. Emitiu nota explicando que deveria ser maior o número de contratados, desde que reduzissem benefícios para os promotores. Isso causou um auê.

0x0

Incômodo – A crítica incomodou muito o procurador geral José Rony Almeida e demais promotores, que a consideraram desrespeitosa. Segundo um dos promotores, “não foi”. Admitiu que a nota dos servidores fora absolutamente normal, sem ofensas e natural a uma instituição democrática que representa os servidores do MPE.

0x0

Política – Rony Almeida também publicou uma nota e recebeu dezenas de solidariedades de colegas em rede social. Um dos promotores chegou a dizer, numa concepção retrógrada, que o Sindicato estaria sendo insuflado por partidos políticos. No fundo o Sindicato defende apenas direitos dos servidores que representa.

0x0

Desmente – O presidente regional do PMDB, João Augusto Gama, também desmentiu informação de que Dilma Rousseff (PT) teria telefonado para Jackson Barreto (PMDB) e sugerido indicação de Edvaldo Nogueira (PCdoB) a prefeito de Aracaju: “Dilma está preocupada com a situação nacional”, disse.

0x0

Cunha – Segundo O Globo, interlocutores do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmam que ele está disposto a apresentar sua renúncia ao cargo no dia 11 de julho, logo antes da votação do relatório sobre o processo de cassação do seu mandato na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ).

0x0

Manobra – Após perícia técnica do Senado isentar Dilma Rousseff de responsabilidade pelas chamadas pedaladas fiscais, o ministro do TCU responsável pela análise de contas da petista, Augusto Nardes, disse que as manobras “não são tão importantes”. Para ele, o mais importante é a abertura de crédito.

Conversando

Safadão – Terminou na madrugada de hoje os festejos juninos, comemorando o São Pedro. Milhares de pessoas assistiram a Wesley Safadão.

Siri – Mas hoje à noite, se estendendo até domingo, os festejos continuam no município de Socorro, que realiza o já tradicional Forró Siri.

Concurso – Quem tem nome negativado, passagem pela polícia ou parente servidor pode concorrer a cargo público.

Renda – O rendimento médio real do trabalhador brasileiro ficou em R$ 1.982 no trimestre encerrado em maio deste ano.

Durão – Sargento Edgard: o bandido mais durão do Brasil é José Dirceu, até agora não delatou ninguém. Vamos ver até quando ele vai aguentar segurar a bronca do chefe.

Equívoco – Edvaldo Nogueira diz que se equivocou ao realizar pouca publicidade, mas salienta que sua principal característica ainda é com a gestão.

Respeito – Alerta Fábio Mitidieri: É bom avisar a membros do governo que candidatura de Valadares Filho está sendo construída com partidos da base aliada. Respeito é bom!

Busca – Benedito Figueiredo diz que PMDB compreendeu necessidade da manutenção das alianças na busca pela vitória.

Retorno – A presidente afastada Dilma Rousseff usa o marketing para dizer que já está pronta para reassumir. Tem que convencer isso aos senadores

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também