01/07/16 - 05:05:24

MINISTRO DA EDUCAÇÃO PARTICIPA REUNIÃO DO CONSED EM ARACAJU

 

Por Avelar Mattos

O ministro da Educação, Mendonça Filho, participou na tarde desta quinta-feira, 30, da II Reunião Ordinária do Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação do Brasil, que está acontecendo em Aracaju.

Ele foi saudado pelo presidente do Consed e secretário de Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps e pelo secretário de Estado de Sergipe, Jorge Carvalho, anfitrião do evento nacional.

“É uma honra recebê-lo em nosso estado. Em nome do governador Jackson Barreto, desejamos boas-vindas, e esperamos que esse encontro traga resultados positivos para o ensino brasileiro”, disse o secretário.

Jorge Carvalho revelou ao ministro Mendonça Filho que o estado de Sergipe deposita esperanças para que “possamos ser bons parceiros”.

“Todos nós defendemos uma educação pública de qualidade para todos os estudantes brasileiros”. Ele lembrou que Sergipe tem muitos problemas na área educacional, mas que está trabalhando para vencer todos os desafios.

Ministro

Mendonça Filho disse que muitos problemas do país passam pela educação. “A minha presença no MEC é de grande responsabilidade. Temos que empreender um espírito federativo para que possamos vencer todos os desafios que a pasta tem pela frente”, disse.

Na avaliação do ministro da Educação, desprezar o espírito federativo foi um dos maiores erros do país na área educacional.

“A governança tem que ser solidária, com a participação efetivas de todos os estados e municípios. Deve existir essa parceria entre o governo central e os governos estaduais e municipais”, disse.

Ele lembrou que o ensino médio é um dos maiores desafios do MEC. “Precisamos garantir aos jovens brasileiros uma educação atualizada, que atenda todos os alunos indistintamente”, ressaltou.

CIEB

Na parte da tarde, a reunião do Consed teve início às 15 horas. Marcelo Campbell, secretário de estado de Roraima e Lúcia Dellagnelo, diretora presidente do CIEB – Centro de Inovação para a Educação Brasileira, falaram sobre a Tecnologia e Inovação: Devolutiva do CT a apresentação do planejamento.

“O CIEB é uma associação que busca promover a cultura de inovação na educação pública, estimulando um ecossistema gerador de inovações efetivas para que cada estudante alcance seu pleno potencial de aprendizagem”, explicou.

Para Lúcia, a tecnologia na educação é essencial para os alunos. “A educação pública parou no tempo. Precisamos ter uma escola preparada para essa nova geração. A inovação e tecnologia permitem avanços exponenciais e equidade”, disse.

Danilo Silva, diretor de políticas públicas do CIEB ressaltou a importância da tecnologia e o impacto na aprendizagem do aluno. Ele explicou o funcionamento do Guia Edutec.

“É uma ferramenta de gestão desenvolvida para que os gestores públicos conheçam o grau de adoção de tecnologia em suas redes de ensino nas quatro dimensões, saibam qual a dimensão prioritária e recebam sugestões de ações concretas”, disse.

Consed

A II Reunião Ordinária do Consed tem prosseguimento nesta sexta-feira, 01. Os professores Ricardo Madeira (USP) e Fernando Balbino Botelho( USP) farão apresentações da plataforma foco na aprendizagem.

Base Nacional Curricular Comum: Devolutiva do GT, apresentação da agenda dos seminários e apresentação dos próximos passos serão discutidos pelo presidente do Consed, Eduardo Deschamps e João Paulo Cossi Fernandes, gerente de projetos dos seminários estaduais da BNCC.

Os participantes do Consed irão discutir também os seguintes temas: Ensino Médio, Gestão Escolar e apresentação sobre a proposta de formação de professores.

Além do Ministro da Educação, participam do Consed o secretário de Educação Básica-SEB/MEC, Rossieli Soares da Silva; a secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães; Ivana de Siqueira, secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) e todos os secretários de Educação do país.

Posse

Durante a sessão desta tarde, 30, tomaram posse os novos membros da vice-presidência do Consed: Região Nordeste, assumiu Fred Amâncio, secretário de Educação de Pernambuco; Região Sudeste, assumiu Haroldo Corrêa Rocha, secretário de Educação do Espírito Santo.