01/07/16 - 05:10:50

BAIXO COTINGUIBA IRÁ RECEBER INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO

 

O Baixo do Cotinguiba é a próxima microrregião sergipana a ser beneficiada com a presença de um Posto Regional do Instituto de Identificação. A cidade de Maruim sediará o posto, reformado em uma parceria entre a Prefeitura Municipal e Secretaria da Segurança Pública, por meio da Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp). O momento será marcado pela inauguração nesta quinta-feira, 30, às 17h, na rua Barão do Rio Branco, 15, bairro Centro.

De acordo com o coordenador geral dos Postos Regionais, Leandro Maciel, a previsão é que quase 100 pessoas usufruam da comodidade do serviço diariamente. “Os cidadãos de Maruim, Carmópolis, General Maynard, Laranjeiras, Riachuelo, Rosário do Catete e Santo Amaro das Brotas terão acesso ao serviço de emissão de identidade, através da Regional. A projeção é que o atendimento feito de 30 a 40 pessoas por dia, realizados atualmente na cidade Maruim, suba para cerca de 80 a 100 usuários do serviço”, destaca.

O posto,que contará com seis servidores da Cogerp, emitirá os documentos de identificação na mesma hora; otimização do tempo para os sergipanos do Baixo Cotinguiba que recebiam o documento entre 8 a 15 dias.

Emissão de carteiras

Para a confecção da primeira via do documento (para quem nunca teve Carteira de Identidade), o  cidadão deve levar certidão de nascimento ou casamento original e uma cópia; comprovante de residência no nome da pessoa ou dos pais, no caso dos mais jovens; e duas fotos 3×4.

A primeira via é gratuita, mas a segunda o cidadão paga uma taxa de R$ 9,00 e leva os mesmos documentos. Se a pessoa for divorciada, deve levar a Certidão de Casamento Averbada. Se for viúva, deve levar o atestado de óbito.

Para todas as pessoas orienta-se levar também o CPF, que apesar de não ser obrigatório, é um dado importante a ser agregado no documento de identificação.

Inaugurações

O Instituto de Identificação Carlos Menezes é a unidade da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que já inaugurou três postos na cidade de Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Propriá. Está previsto para o mês de julho, a abertura de mais uma unidade na cidade de Itabaiana.

Fonte SSP